Translate

18 de setembro de 2016

Desportiva e a primeira decisão Cara ou Coroa da história do Brasil




No futebol são conhecidas várias formas para desempatar uma partida eliminatória através das décadas...Saldo de gols, gols marcados fora de casa, pênaltis, escanteios, cartões amarelos e vermelhos, faltas, prorrogação, gol de ouro. Mas e quando nada disso existia? lá em 1965 para ser mais exato, sabe como foi decidida a vaga entre capixabas e cariocas? No cara ou coroa! 
Associação Desportiva Ferroviária campeã capixaba e a Associação Esportiva Eletrovapo campeã estadual fluminense se enfrentaram pela 1ª Fase da Taça Brasil de 1965. 
Foram 3 partidas até "decidir" o classificado para a 2ª fase. Na 1ª partida em 18 de julho de 1965 no Estádio Caio Martins em Niterói a Desportiva voltou para o Espirito Santo com empate em 1x1 gol de Bezerra aos 25 do 1º tempo, este o 1º gol grená em competições nacionais. Eletrovapo só não perdeu graças ao empate aos 30 do 2º tempo.
Eletrovapo foi a campo com : João Reis, Estevão, Juvaldo, Bina, Nei, Amaro, Iti, Barbosinha, Fernando Pinto, Pinta e Orlando.
Enquanto a Desportiva foi com : Jaeder, Vicente, Mateus, Alcione, Earli, Wilson, Arino, Maurélio, Silvinho, Bezerra e Cunha.
Estádio Assad Abdalla no Bairro Barreto em Niterói foi o local da partida, antes se achava que havia acontecido no Caio Martins, mas foi no campo da Manufatora o local exato e genuíno. 



Na partida de volta disputada no Estádio Governador Bley empate eletrizante em 2x2 em 25 de julho. Isso forçou uma 3ª partida a ser disputada novamente no Governador Bley em 27 de julho.
Governador Bley década de 60

Então lá foram Desportiva e Eletrovapo para decidirem o clube classificado. A 

Desportiva foi a campo com : Jaeder ; Vicente, Mateus, Alcione, Wilson, Arino, Maurélio, Diogo, Silvinho, Bezerra e Cunha. O Eletrovapo com : Antoninho; Estevão, Juvaldo, Bina, Ney, Amaro, Ity, Doraci (Barbosinha), Pingo, Fernando Pinto e Orlando. A partida foi apitada por Antônio Viug. 
Após os 90 minutos se encerrou no empate em 0x0, sendo assim uma prorrogação foi iniciada. Barbosinha fez 1x0 para os visitantes e colocava eles na fase seguinte, mas não deu muito tempo para comemorar pois Cunha deixou tudo igual, fim de prorrogação empate em 1x1, e agora o que fazer? são mais de 300 minutos de capixabas e cariocas se digladiando pela vaga na próxima fase da VII Taça Brasil. Viug decide usar algo trivial para decidir a vaga, o popular "cara ou coroa", chama os dois capitães ao centro do gramado no Governador Bley em Jucutuquara e joga a moeda para cima, Alcione zagueiro grená escolheu cara, e foi uma das melhores escolhas de sua vida pois enfim acaba a baralha entre capixabas e cariocas, a Desportiva Ferroviária vencia a primeira disputa de "cara o coroa" da história do futebol brasileiro.


Jornal da época com o registro histórico 



Aqui a Desportiva recebendo espaço em um Jornal carioca que falava do bi campeonato capixaba 64/65



Canal no Youtube 




Nenhum comentário:

Postar um comentário