Translate

8 de julho de 2016

Desportiva Ferroviária x Goytacaz/RJ



Capixabas e cariocas se enfrentaram 9 vezes na história com pequena vantagem para os capixabas. Vamos conhecer o adversário antes dos confrontos...


Goytacaz Futebol Clube
Fundado em 20 de agosto de 1912. Foi criado por um grupo de remadores do Clube de Natação e Regatas Campista. Foi criado a partir de um desentendimento de um grupo de remadores do Clube de Natação e Regatas Campista, se nome é uma  homenagem aos primeiros habitantes da cidade de Campos: os índios Goytacazes, que segundo o historiador Eduardo Bueno, eram os índios mais ferozes do país, eram ótimos  nadadores, o que era uma grande  vantagem  nas batalhas.
Destaque para os 5 títulos de Campeão Fluminense (1955, 1963, 1966, 1967 e 1978 (até 78 foi a competição de clubes do Estado do Rio de Janeiro, iniciado no período em que ainda não havia ocorrido a fusão deste com o Estado da Guanabara atual cidade do Rio de Janeiro).

Estádio Ary de Oliveira e Souza


Tudo começou em 24 de abril de 1965 quando a Tiva foi até Campos enfrentar o Goytacaz na entrega das faixas do título estadual de 1965 no Estádio Ary de Oliveira, trouxe para o estado empate em 2x2 no 1º confronto.
Estádio Engenheiro Alencar Araripe

No ano seguinte em 23 de setembro foi a vez dos cariocas virem ao Espírito Santo disputar um amistoso, o placar foi um 0x0 no Engenheiro Araripe em Cariacica.

Em 1968 a primeira partida em competição nacional, em 18 de agosto as equipes e enfrentaram pela partida de ida da Taça Brasil, tanto local quanto placar de 1966 se repetiram.

Na partida de volta em Campos o Goytacaz venceu por 2x1 e conquistou a classificação para 2ª fase da Taça Brasil.

Em 1979 veio o 1º confronto em Brasileiros, no Estádio Ary de Oliveira a Desportiva vinha de 10 jogos sem derrotas no Brasileiro buscando a vaga na 2ª fase e não tomou conhecimento do mando de campo carioca e venceu com gol de Silvio aos 41 do 1º tempo.

Em 1984 novo encontro em fase de mata mata, agora na 1ª fase do Brasileiro Série B, na ida dia 24 de fevereiro no Engenheiro Araripe empate em 1x1 com Barto abrindo placar para a Tiva aos 25 da 1ª etapa e sofrendo empate aos 14 da 2ª com Valtair.

Na partida de volta dois dias depois em Campos a Tiva novamente não respeitou o mando de campo do Goytacaz e venceu por 2x0, gols de Paulistinha aos 22 do 1º tempo e Amauri aos 33 do 2º, isto com um a menos já que Alexandre foi expulso.

Em 31 de maio de 1985 novo amistoso em Campos, o dono da casa era o atual vice campeão da Série B e confirmou o favoritismo para esta partida vencendo por 1x0.

No ano seguinte a última partida entre Goytacaz e Desportiva, em 10 de setembro de 1986 as equipes se enfrentaram no Estádio Ary de Oliveira pela Brasileiro Série B, a partida foi movimentada e terminou com vitória da Desportiva Ferroviária por 2x1.

São 9 partidas 
3 vitórias da Desportiva 9 gols marcados
4 empates 
2 vitórias do Goytacaz 7 gols marcados
São 3 partidas no Espírito Santo todas terminadas em empate e 6 em Campo de Goytacazes, é interessante todas as vitórias da equipe grená serem fora de casa.