Translate

23 de maio de 2016

Desportiva Ferroviária campeã do 100º Campeonato Capixaba

Após mais um ano sem títulos em 2015, a Desportiva se planejou como nunca para 2016, começou se preparar antes mesmo de dezembro, antes de 2015 se encerrar marcou a reapresentação do elenco pós Copa Espírito Santo. Apostou em uma comissão técnica nova, com Erick Bomfim como treinador, Léo Oliveira auxiliar técnico e Fabiano Rossato gerente de futebol, trouxe  Armando Zanata campeão capixaba em 2015 para ser o vice de futebol. Alguns retornos também ocorreram,  Wallace Pessanha preparador físico, David zagueiro, Anderson Sorriso autor do gol do título de 2013 e outros que veremos a seguir no post.

A pré temporada ocorreu em Marataízes no Centro de Treinamento Armando Zanata. Em janeiro a Desportiva teria um amistoso contra o Botafogo/RJ no Kleber Andrade, antes disso derrotou a Seleção de Marataízes por 8x0 e o Real Noroeste por 2x1 em jogos treinos. Em 23 de janeiro encarou o Botafogo, e com dois gols de Willyan de cabeça após escanteios ambos cobrados por Anderson Sorriso a Tiva venceu o Botafogo por 2x1 colocando o time ainda mais favorito na disputa do estadual 2016.

Como no ano anterior a Desportiva jogaria a Chave Sul, em sua companhia, Estrela do Norte, Atlético Itapemirim, Espírito Santo e Doze em turno e returno classificando os 3 melhores para Hexagonal final.

Atlético Itapemirim 1x1 Desportiva
Local : Sumaré
Data : 3 de fevereiro 
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva :  Felipe, Anderson Sorriso, Willyan, Rafael Olioza e Fred (Sidnei), Ivan, Moreira, Jeferson Fernandes e Mateus , Kleuber (Paulo Vitor) e Madison (Rominho) 
Técnico: Erich Bomfim.
A estréia fora de casa terminou com empate em 1x1, o gol da Tiva foi marcado pelo estreante Mateus que pertence a  Sávio Soccer do Sávio revelado pela Desportiva no fim dos anos 80 que foi do Flamengo, Real Madri e Seleção Brasileira. Oque ninguém esperava era novamente o clube ser punido por irregularidades, a 2ª vez consecutiva, em 2015 na Copa ES perdeu pontos por escalar Rominho com idade superior a 20 anos sem contrato profissional, em 2016 escalou Dilsinho(na verdade ficou no banco) para esta partida sem seu nome aparecer no BID da CBF(Boletim Informativo Diário), isto nos custou 4 pontos mais o cargo de Willian Santos que era o responsável por olhar o BID, não era possível que novamente o amadorismo colocaria em risco toda uma competição?!


Desportiva 3x0 Doze
Local : Engenheiro Araripe
Data : 13 de fevereiro de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Anderson Sorriso, Willyan, Rafael Olioza e Tatá, Ivan, Vandinho e Mateus (Sidnei), Edinho (Jefferson Fernandes), Kleuber (Paulo Vitor) e Madison. 
Téc, Erick Bomfim.
Esta partida marcou outro retorno, Edinho conhecido como Ronaldinho do Irã voltava a jogar pela Desportiva após 9 anos, em 2007 ele foi um dos destaques do título Capixaba da Série B. A Tiva goleou por 3x0, gols de Madison aos 29 do 1º tempo, Anderson Sorriso aos 11 e Ivan aos 27 do 2º tempo.


Espírito Santo 0x1 Desportiva
Local : Engenheiro Araripe
data : 16 de fefeveiro de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Anderson Sorriso, David, Willyan e Tatá, Ivan, Vandinho, Jefferson Fernandes (Rominho) e Sidnei, Madison (Edinho) e Kleuber (Paulo Vitor). 
Téc, Erick Bomfim
Espírito Santo era o time da moda, mesmo sem ter torcida, estádio ou tradição botavam uma banca enorme. No jogo a camisa grená venceu com gol de Anderson Sorriso em um golaço de falta aos 2 minutos do 2º tempo.



Desportiva 1x0 Estrela
Local : Engenheiro Araripe
data : 20 de fefeveiro de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva: Felipe, Anderson Sorriso, David, Willyan e Tatá, Ivan, Vandinho, Sidnei (Paulo Vitor), Jefferson Fernandes (Rominho) e Edinho, Madison (Mateus). 
Técnico: Erich Bomfim
Em um jogo que só deu Desportiva, o Estrela apenas se defendia e conseguiu chegar em nossa área nem 4 vezes, a individualidade de Edinho resolveu a parada, com gol aos 16 minutos do 2º tempo ele marcou seu primeiro gol após o retorno do Irã. Nesta partida David zagueiro completou 100 jogos com a camisa grená, algo raro de acontecer. Felipe e Thiago volante também possuem mais de  100 jogos pela Desportiva atualmente.


Desportiva 0x0 Espírito Santo
Local : Engenheiro Araripe
data :24 fevereiro de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva Ferroviária: Felipe, Anderson Sorriso, David, Willyan e Tatá, Ivan, Vandinho, Sidnei (Paulo Vitor) e Jefferson Fernandes (Rominho), Edinho e Madison (Alexandre Acerola). 
Técnico: Erich Bomfim
A partida não foi das melhores, muito culpa da forma de jogar do adversário, sempre esperando a Desportiva e tentando jogar por uma bola, geralmente só saiam para atacar no fim da partida.A partida marcou a reestreia de Alexandre Acerola ao ataque grená.

Desportiva 1x1 Atlético Itapemirim
Local : Engenheiro Araripe
data : 2 de março de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva Ferroviária: Felipe, Anderson Sorriso, David, Willyan e Tatá, Ivan (Thiago), Vandinho, Jefferson Fernandes (Madison) e Sidnei (Alexandre Acerola), Edinho e Paulo Vitor. 
Técnico: Erich Bomfim
Uma peculiaridade deste confronto é que pelo estadual o mandante jamais venceu a partida, e novamente aconteceu de o mandante não vencer, e na verdade a Desportiva empatou aos 43 do 2º tempo com Thiago volante, outro que retornava ao clube.


Doze 0x1 Desportiva
Local : Engenheiro Araripe
Data : 7 de março de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva: Felipe, Ramires, David, Olioza e Vandinho, Ivan, Thiago, Sidnei (Tatá) e Edinho (Rominho), Alexandre Acerola e Paulo Vitor. 
Técnico: Erich Bomfim
Doze deu trabalho marcando de perto nossas jogadas, mas contou muito a falta de pontaria grená que era crônica neste estadual. Mesmo assim vencemos, outro gol de Thiago aos 17 do 2º tempo, ele que voltava mais maduro e mais focado em campo. Esta vitória deixava a Tiva no Hexagonal final.

Estrela 1x2 Desportiva
Local : Sumaré
Data : 13 de fevereiro de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Tatá, Dilsinho, Rafael Olioza, Anderson Sorriso, Moreira, Thiago, Jefferson Fernandes (Kleuber), Edinho, Madison ( Mateus), Rael(Gabriel Vargas). 
Técnico : Erick Bomfim
Estrela que completava 100 anos em 2016 precisava da vitória para se classificar, a Desportiva testava jogadores, mesmo assim acabou vencendo a partida por 2x1 gols de Edinho aos 35 do 1º tempo e Rael que fazia sua estréia aos 35 do 2º. Esta partida valeu a liderança da Desportiva na Chave Sul, isso tudo mesmo com os pontos perdidos no caso Dilsinho e ainda rebaixou o Estrela do Norte no ano de seu centenário, a Desportiva está acostumada estragar centenários, Vitória em 2012, Rio Branco 2013 e Estrela 2016.

Hexagonal Final
Agora era outra competição, tudo começava do zero, eram 6 clubes todos contra todos em turno e returno, a Desportiva teria Espírito Santo, Atlético Itapemirim, Linhares, Real Noroeste e Rio Branco na luta pela vaga na final.

Desportiva 2x0 Linhares
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 18 de março de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Anderson Sorriso, Willayn, Rafael Olioza, Vandinho, Ivan, Thiago (Moreira), Sidnei (Jefferson Fernandes),  Edinho, Madison (Paulo Vitor) e  Rael. 
Técnico: Erich Bomfim.
Estreamos com pé direito, 2x0 sobre o Linhares gols de Rael aos 2 minutos e Paulo Vitor aos 41 ambos no 2º tempo.


Atlético Itapemirim 1x1 Desportiva
Local : José Olivio Soares
Data : 23 de março de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Anderson Sorriso, Willyan (David), Rafael Olioza e Vandinho, Ivan, Thiago (Alexandre Acerola), Sidnei e Edinho, Madison (Paulo Vitor) e Rael. 
Técnico: Erich Bomfim 
Era a 4ª partida seguida entre as equipes que terminava em 1x1, mesmo o Atlético jogando em seu Estádio a festa foi grená, Alexandre Acerola empatou aos 49 do 2º tempo com a Tiva jogando no peito e na raça.



Desportiva 1x0 Rio Branco
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 26 de março de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Anderson Sorriso, Willyan, David e Vandinho, Ivan, Thiago, Sidnei (Jefferson Fernandes) e Edinho, Madison (Paulo Vitor) e Rael (Moreira). 
Técnico: Erich Bomfim
Um pequeno tabu incomodava, eram 4 partidas sem  derrotar o rival, em 2015 foram 3 derrotas 1 empate, mas tabus são feitos para serem quebrados, e diante de um Walter estático Anderson Sorriso marcou o gol da vitória de falta aos 16 do 2º tempo. Esta vitória foi a 12ª partida consecutiva sem derrotas em estadual, 1 em 2015 e 11 em 2016, colocando esta  sequência de 12 partidas entre nossas 20 maiores sequências invictos em estadual.



Espírito Santo 2x1 Desportiva
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 30 de março de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Anderson Sorriso (Mateus), Willyan, Rafael Olioza e Vandinho, Ivan, Moreira, Sidnei (Alexandre Acerola) e Edinho, Madison (Jefferson Fernandes) e Rael. 
Técnico: Erich Bomfim
Naquelas coisas do futebol, em uma das melhores partidas do time no estadual saímos derrotados por 2x1, em 2 minutos praticamente sofremos dois gols em um apagão coletivo no início do 2º tempo, Alexandre Acerola ainda diminuiu aos 19 mas  a Desportiva perdia sua primeira partida em 2016.




Real Noroeste 1x0 Desportiva 
Local : josé Olímpio da Rocha
Data : 2 de abril de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Vandinho, Rafael Olioza, David, Anderson Sorriso, Ivan, Thiago, Jefferson Fernandes, Edinho, Rael e Alexandre Acerola. 
Téc Erick Bomfim
A Desportiva retornava a Águia Branca, palco da classificação heroica em 2015 mas desta vez não deu, o time mostrava uma certa desorganização e grande afobação  na hora de finalizar, isso resultou na 2ª derrota no estadual.


Linhares 1x0 Desportiva 
Local : Joaquim Calmon
Data : 9 de abril de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Sorriso, David, Rafael Olioza e Tatá, Moreira, Vandinho, Thiago e Mateus (Alexandre Acerola), Edinho e Kleuber. (Rael) 
Técnico: Fabiano Rossato
Fora do G2 a Desportiva foi até Linhares já com Fabiano Rossato no lugar de Erick Bomfim, a torcida não gostava da mudança, Erick antes invicto em 2016 caia após duas derrotas, a Desportiva definitivamente não estava acostumada perder em 2016 e a nova derrota causou desgastes, que começaram em Águia Branca com troca de empurrões no vestiário após jogadores cobrarem mais  atitude de outros dentro de campo.


Desportiva 3x1 Atlético Itapemirim
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 14 de abril de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Tião, Ramires (Ivan), Willyan, Rafael Olioza e Tatá, Vandinho, Thiago e Mateus (Mateus), Edinho,Alexandre Acerola e Rael (Moreira). 
Técnico: Fabiano Rossato.
Aqui a pressão era grande, a vitória era obrigação, e a mística enfim foi quebrada de o dono da casa não vencer pelos estaduais. Edinho aos 16, Rael aos 28 e Alexandre Acerola aos 42 do 2º tempo tempo deram a vitória a Tiva que voltava aos trilhos.




Rio Branco 1x4 Desportiva
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 17 de abril de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Ramires, Willyan, Rafael Olioza (David) e Tatá, Vandinho, Thiago e Jefinho (Ivan), Edinho (Mateus), Acerola e Rael Cruel. 
Técnico:Fabiano Rossato.
Veio então o clássico contra o maior rival, uma vitória grená praticamente eliminara eles da disputa, se em 2015 eles marcaram 4 gols e ficaram sem perder 4 jogos para nós, nesta partida a Desportiva devolveu tudo com juros e correção!
Foi um verdadeiro show que começou logo aos 3 minutos, Alexandre Hans zagueiro adversário marcou contra. A torcida nem bem terminava de comemorar aos 6 Edinho fez 2x0. Mas o melhor vinha 2 minutos depois quando aos 8 Alexandre Acerola marcou o 3º gol grená, seu primeiro contra o rival, a torcida do rival ainda entrava no Eng Araripe e já estava 3x0 Desportiva com 8 minutos de jogo. na 2ª etapa a Desportiva por piedade diminuiu o carvão na cadeira e a locomotiva se polpou para a rodada do meio de semana, mesmo assim aos 30 minutos David saiu da zaga e marcou o 4º gol, era o se 3º gol com a camisa da Tiva contra este rival, era uma festa. 4x0 Tiva, olé, torcida rival praticamente 80% havia deixado o estádio, nem viram o gol de honra.



Espírito Santo 1x1 Desportiva 
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 20 de abril de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Ramires, Willyan, David e Tatá, Thiago (Ivan), Vandinho, Jefferson Fernandes (Mateus) e Edinho, Acerola (Paulo Vitor) e Rael. 
Técnico: Fabiano Rossato
A vitória valia a classificação antecipada, mas o fim da partida acabou decepcionando todos os torcedores presentes no estádio ou que acompanhavam pela TV a transmissão ao vivo. Alexandre Acerola marcou o gol que dava a classificação antecipada aos 42 do 1º tempo, mas a Desportiva pecou na marcação e sofreu empate quase no fim do jogo, agora só a vitória classificaria a Tiva contra o Real Noroeste.


Desportiva 2x0 Real Noroeste 
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 23 de abril de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Ramires, Willyan, David e Tatá, Thiago, Vandinho, Jefferson Fernandes (Moreira), Edinho, Acerola (Sidnei) e Rael (Madison)
Téc : Fabiano Rossato
O roteiro se repetia, Desportiva x Real Noroeste valendo vaga na final, desta vez a Desportiva jogava em casa, a torcida lotou jogou junto, tudo ficou mais fácil quando logo aos 6 minutos Rael  Cruel marcou 1x0 Tiva, na jogada o Sol foi melhor marcador que a zaga do time merengue tirando sua visão na cabeçada. O primeiro tempo foi todo da Desportiva, não sofreu nenhum chute a gol, Felipe foi mero espectador na partida, mas a segunda etapa fomos acuados nos primeiros 15 minutos, tudo que o Real não jogou na 1ª etapa jogou nestes 15 minutos, uma partida fácil que a gente poderia ter marcado pelo menos 3x0 no 1º tempo se complicava, mas Rossato com a entrada de Sidnei recuperou o  meio campo que havia perdido no início de 2ª etapa e não voltou mais a ser incomodado, tanto que aos  20 Jefferson Fernandes marcou 2x0 sacramentando a vitória e a classificação para a final do estadual número 100.



Espírito Santo 0x1 Desportiva
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 23 de abril de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Felipe, Ramires, Willyan, David e Tatá, Vandinho, Thiago, Jefferson Fernandes e Edinho (Sidnei), Acerola (Moreira) e Rael (Madison). Técnico: Fabiano Rossato 
Final inédita entre Desportiva e Espírito Santo, o rival vinha do título da Série B e Copa ES 2015 e buscava seu 1º título estadual, buscava a "tríplice coroa" da mesma forma que a Desportiva fez em 2012/2013,conquistando Estadual série de acesso, Copa ES e Estadual 1ª divisão. A partida foi a mais truncada até aqui nos confrontos entre as equipes neste estadual, poucas chances e a única aproveitada foi pelo lado grená, Ramires lateral da base da Tiva abriu o placar aos 28 minutos do 2º tempo, era a lei do ex no futebol, tem aquela "regra" que ex jogador sempre marca contra seu ex clube, Ramires não foi aproveitado no adversário e marcou seu 1º gol como profissional justamente em cima deles na final. Agora a Tiva jogava pelo empate para conquistar o 18º título estadual.




Desportiva 1x0 Espírito Santo
Local : Engenheiro Araripe 
Data : 07 de maio  de 2016
Competição : Campeonato Capixaba 2016
Desportiva : Felipe, Ramires, Willyan, David e Tatá, Thiago, Vandinho, Jeffinho e Edinho,(Ivan), Alexandre Acerola (Madison) e Rael (Moreira). 
Técnico:Fabiano Rossato.
A partida de volta foi a mais nervosa em relação ao jogadores dentro de campo, não nervosa em relação a brigar e ter confusões, mas sim em relação a erros de passes e falha nas jogadas de ataque, mas por outro lado taticamente o time se comportava muito bem, esta era a 6ª partida entre as equipes neste estadual, todos se conheciam, mas no 1º tempo quem foi destaque mesmo foi Felipe, nosso guarda metas salvou a Tiva em 3 lances claros de gol em cima de linha, graças principalmente a ele levamos o 0x0 para o intervalo.
A 2º etapa se esperava uma Desportiva mais ofensiva com marcação mais adiantada, porém o panorama do 1º tempo se manteve, o Espírito Santo melhor em campo atacando e buscando mais o jogo, mas não tiveram chances claras como na 1ª etapa. Nós perdemos Vandinho melhor marcador do estadual expulso antes dos 30 minutos, ele matou um contra ataque e levou o 2º amarelo, o primeiro foi após simular um pênalti ainda no 1º tempo. Agora a pressão seria maior com um a menos, Rossato sacou Rael atacante e colocou Moreira volante de marcação em seu lugar, fechando o meio campo reforçando a marcação onde havia perdido Vandinho, para surpresa de todos a Desportiva melhorou muito após perder um jogador, no futebol a maioria das vezes quando se perde um jogador costuma melhorar pela superação e coletividade dos demais em campo, e foi justamente oque ocorreu na partida, tanto que aos 39 minutos Madison que havia entrado no lugar de Alexandre Acerola nitidamente cançado, recebeu na ponta esquerda cortou para diagonal dentro da área e só foi parado com pênalti, o Araripe explodia, o gol a esta altura sacramentaria o título e fim do sofrimento...39 minutos do 2º tempo, Edinho pega a bola...o Ronaldinho do Irã parte para a bola praticamente telegrafando que chutaria no seu lado direito, o goleiro vai no canto certo, mas este tipo de cobrança é impossível de se defender, bola na costura é rede, é o gol do título!!!
O Engenheiro Araripe explodia em festa, Madison que na partida de ida entrava e executava a jogada que resultou no gol de Ramires fazia o mesmo na volta. O Espírito Santo sentia do seu próprio veneno e justamente na final, quando foi mais ofensivo a maior parte do tempo  viu a Desportiva que foi mais cautelosa vencer, a Tiva ainda poderia ter feito mais 2 gols nos contra ataques mas quem se importa a taça era nossa!!!

Foram 20 partidas no estadual de número 100, 12 vitórias, 5 empates, 3 derrotas, 27 gols  a favor, 11 gols contra, saldo de 16. Melhor ataque e melhor defesa.

Artilheiros
5 gols
Edinho e Alexandre Acerola
4 gols 
Rael
3 gols 
Anderson Sorriso

3 Assistências 
Edinho 
Anderson Sorriso.






Campeonato Capixaba 2016
Chave Sul
Atlético Itapemirim 1x1 Desportiva 03/fev
Desportiva 3x0 Doze                        13/fev
Espírito Santo 0x1 Desportiva          17/fev
Desportiva 1x0 Estrela                         20/fev
Desportiva 0x0 Espírito Santo          24/fev
Desportiva 1x1 Atlético Itapemirim 02/mar
Doze 0x1 Desportiva                         07/mar
Estrela 1x2 Desportiva                          13/mar

Hexagonal
Desportiva 2x0 Linhares FC                 18/mar
Atlético Itapemirim 1x1 Desportiva 23/mar
Desportiva 1x0 Rio Branco                 26/mar
Espírito Santo 2x1 Desportiva         30/mar
Real Noroeste 1x0 Desportiva        02/abr
Linhares 1x0 Desportiva                        09/abr
Desportiva 3x1 Atlético Itapemirim 14/abr
Rio Branco 1x4 Desportiva                17/abr
Espírito Santo 1x1 Desportiva        20/abr
Desportiva 2x0 Real Noroeste        23/abr

Final 
Partida de ida
Espírito Santo 0x1 Desportiva 30/abr

Partida de volta
Desportiva 1x0 Espírito Santo 07/mai


A baixo algumas imagens das duas partidas da final







Todos os vídeos da TV Tiva, o canal oficial do clube no Youtube, passe no link e assistas os melhores momentos e gols de todas as partidas da Desportiva desde 2014.