Translate

24 de julho de 2015

Taça Grande Vitória 1988 o torneio dos clássicos


Em 1988 após o estadual a federação criou uma competição amistosa entre os clubes da capital nos meses de julho e agosto, chamada Taça Grande Vitória, participaram a Desportiva, Rio branco, Vitória e o Santo Antônio, foram dois turnos todos contra todos. Pode se dizer que a Taça Grande Vitória 1988 o nosso título secreto, não havia registros nem conhecimento deles, foi encontrado por mim por acidente em pesquisas na Federação de Futebol do Espírito Santo(FES).



1ª rodada
A estreia grená foi em 24 de julho contra o Vitória no Engenheiro Alencar Araripe, vencemos por 2x1, esta competição na teoria era totalmente atrativa pois todos jogos eram clássicos  capixabas de primeira.



2ª rodada
Segunda partida em 31 de julho nova vitória novamente no Araripe , agora sobre o Santo Antônio por 2x0. Desportiva e Rio branco despontavam como favoritos ao título.


3ª rodada
O maior clássico do estado foi disputado em 7 de agosto no 1º clássico disputado no Kleber Andrade a Tiva passou sem dificuldade pelo Rio Branco, vencendo por 4x2, terminando o turno com 100% de aproveitamento e como grande favorita ao título. 


4ª rodada
Em 14 de agosto nosso 1º empate no torneio empate em 0x0 com o Vitória no Salvador Costa.  Fico contente pois a Desportiva jamais foi derrotada na data do meu aniversário, em 05 partidas 03 vitórias.


5ª rodada
A vitória por 2x1 sobre o Santo Antônio em 21 de agosto novamente no Salvador Costa nos deixou a um empate do título na ultima rodada. O clássico Tiva-Rio seria a final do torneio dos clássicos, nesta partida seria conhecido o rei dos clássicos capixabas.


6ª rodada
Dia 28 de agosto no Engenheiro Alencar Araripe, Desportiva e Rio Branco frente a frente em mais uma disputa de título, o Rio Branco vinha engasgado devido ao estadual de 1988 que a Desportiva ao ser derrotada pelo rival na ultima rodada do quadrangular viu o sonho do título parar nas mãos do Ibiraçu . A Tiva a exemplo do estadual jogava por um simples empate para conquistar o troféu, o Rio Branco queria devolver o estadual de 1986 que a Desportiva foi campeão ao derrota-los na ultima rodada do quadrangular final. Bem esta partida contou com dois gols, um de cada lado, e no fim o empate em 1x1 deu o título da Taça Grande Vitória 1988 para a Desportiva Ferroviária, aqueles 4x2 na terceira rodada fizeram grande diferença pois a Tiva fez 10 pontos contra 9 do rival, campanha de 6 jogos, 4 vitórias, 2 empates 11 gols marcados 5 gols sofridos.

*cada vitória valia 02 pontos.


Taça Grande Vitória 1988
Desportiva  2x1 Vitória 24/jul
Desportiva  2x0 Santo Antônio 31/jul
  Rio Branco 2x4 Desportiva 07/ago
Vitória 0x0 Desportiva 14/ago
Santo Antônio 1x2 Desportiva  21/ago
Desportiva  1x1 Rio Branco  28/ago

Nesta Desportiva campeão capixaba de 1989 vários atletas disputaram  a Taça Grande Vitória 88





2 comentários:

  1. Excelente trabalho de resgate do futebol capixaba. Neste torneio vc teria os resultados das partidas dos demais participantes ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Julio, muito obrigado.
      Só tenho mesmo a tabela da Desportiva!

      Excluir