Translate

5 de junho de 2015

Desportiva Ferroviária 52 anos de fundação




17 de junho de 2015 a Associação Desportiva Ferroviária completa 52 anos de sua fundação, o clube que surgiu em 1963 após a fusão de Associação Atlética Vale, clube formado por empregados dos escritórios da Companhia Vale do Rio Doce, em seguida foram criados o Ferroviário Sport Club, clube formado por trabalhadores do setor de transporte da empresa, a Associação Atlética Cauê, clube formado por trabalhadores vindos da região de Itabira-MG, o Esporte Clube Guarany e da Associação Esportiva Valeriodoce, clubes formados por trabalhadores da empresa em Itaciba e por fim teria sido fundada a equipe do Cruzeiro Esporte Clube que também tinha ligação com a CIA Vale do Rio Doce mas não participou das votações pela fusão e criação de uma nova equipe.

 Pensando como poderia homenagear este clube tão amado pelos grenás, que conquista a todos que vão ao Engenheiro Araripe dentro e fora de campo, nada melhor que colher depoimentos de ex atletas que viveram a Desportiva Ferroviária...Por isso nesta postagem vamos viajar pela história do clube com alguns personagens que educadamente me emprestaram um pouco de seu tempo nesta postagem nostálgica e sensacional.
Desde já agradeço de coração a : Aldeir, Bira,  China, Edgard, Eldio, Enisio, Erasmo, Felipe, Chiquinho, Francisco Jr, Gerson, Gilmar, Jean Carlos, Jorcey, Léo Oliveira, Léo Gonçalves, Luiz Carlos Salvadeu, Hilvano, Marcos Roberto, Mauro Soares, Mauro Rangel, Welder, Paulo Roberto, Ricardo,  Terceirinho e Tico Mineiro. Sem vocês esta matéria não seria possível 






Aldeir
Aldeir fez parte do grande time campeão capixaba de 1989

O que representa a Desportiva para você?
Tenho muito orgulho de ter sido formado nesse clube.

O que te marcou mais na Desportiva?
Quando subi com 17 anos para o profissional, sendo campeão em 88 de juniores, e 89 profissional. Fui de uma época em que na base já tínhamos postura profissional, por isso que tinham muitos pratas da casa no profissional, sem contar aqueles que eram dispensados eram aproveitados pelos outros clubes.
Na base tinham time A, B, e C no profissional, o principal e o expressinho, 
era muito bom, muitas oportunidades de atuar.






Bira Regis

O que representa a Desportiva para você?
Sou desportiva desde inicio quando disputei a copa gazetinha

Qual momento que te marcou na Desportiva?
Não foi o meu mais foi o do nosso futebol capixaba, quando meu irmão Ricardo Lima fez o gol no Grêmio no estadio Olímpio , e foi para final com o Goiás onde aconteceu de nós não subirmos para a 1° divisão no campo deles em Goiânia lamentável.






China,  
Lateral direito campeão capixaba pela Desportiva em 1992, além de vários outros campeonatos, como o inesquecível brasileiro série B de 1998.

O que representa a Desportiva para você? 
Representa tudo como profissional, ter sido criado no maior rival e ter reconhecimento desta torcida é a maior alegria de todo profissional que respeita o torcedor e se entrega totalmente a sua equipe.

Momento mais marcante na  Desportiva? 
Momento marcante claro foi em 1992 campeão. Claro que houveram outros, quando joguei com a costela quebrada em 1998( esta partida foi em Ribeirão Preto diante do Botafogo/SP pela ultima rodada do quadrangular final, fomos totalmente  desfalcados para esta partida, obrigando China jogar correndo risco de agravar sua lesão).
China ainda deixa claro um desejo, ser treinador da Desportiva Ferroviária, e dar mais alegrias a torcida grená.

Edgard
Edgard na antiga Fonte Nova em 1993 Taça Bahia
Qual a importância da Tiva na sua vida?
Eu tive a oportunidade de jogar em todos os 3 clubes da grande Vitória, mas foi na Desportiva que, além de ser super bem recebido, conquistei grandes amizades e tive o prazer de saber o diferencial que é vestir a camisa e de como seu torcedor é apaixonado....Morei na concentração quando estava na transição de juniores para o profissional em 1994, e pude sentir o dia a dia de pessoas que realmente dedicavam o seu amor pela Tiva...Pessoas como seu Adjalma, Carioca(roupeiro), Almiro (massagista) e atletas...Ali aprendi o que realmente é uma família e de quem a gente pode contar nas horas de dificuldade e nas de alegria....Hoje levo a vida de outra forma, minha carreira de profissional foi curta, mas sempre vou ser muito grato a Desportiva por tudo que me proporcionou, pela minha família e amigos.

Qual momento que te marcou jogando na equipe?
O principal momento foi ser campeão de júnior com uma galera incrível e ter o primeiro contrato com o profissional e participar do elenco de 1994 onde fiz algumas amizades de fora do estado, como o Cruvinel que teve passagem na base do Flamengo...Foi um grande aprendizado,
 alem de ter tido contato com feras a nível nacional, como Andrade e Washington...Mas a amizade que tenho até hoje com a galera dos Amigos Grenás...Isso sim não tem preço que pague e eu só tenho a agradecer a Deus por esta oportunidade.
Desportiva x Catuense Taça Bahia em 1993 estádio da Fonte Nova







Eldio
O Bebeto capixaba e, ação com a camisa da Desportiva Ferroviária
No que a Desportiva foi importante na sua carreira?
A importância na minha carreira, foi ter dado condições necessárias para treinamentos, organização e os treinadores comissão técnica incluindo roupeiro...Ter criado um vínculo da base até o profissional.

Momento mais marcante  na Desportiva?
A Desportiva era uma vitrine...Quando estava na série B...E com isso me projetou de forma melhor...
Foram dois momentos. Um no juvenil campeão pela Taça Rio (1995 que era considerado o campeonato brasileiro da categoria)...E consequentemente tivemos uma campanha muito boa na Taça São Paulo de Júnior.
E a outra foi minha estreia como profissional, contra a Ponte Preta no estádio. Moisés Lucarelli Jogando ao lado de Geovani..
Dos arquivos pessoais de Eldio matéria da Desportiva campeã da Taça Rio de 1995






Enisio "Russo"
Russo com a faixa de campeão capixaba 1974
O que representa a Desportiva na sua carreira?
Eu como atleta número 5, meio de campo guerreiro e marcador implacável tive o maior orgulho de vestir a camiseta grená, de um clube organizado e de uma torcida fiel pela Desportiva.

Qual momento mais marcante com  camisa grená?
O meu momento mais marcante foi no jogo pelo campeonato brasileiro contra o Bahia, na Fonte Nova onde empatamos em 1x1, eu fui escolhido como melhor jogador em campo pela imprensa baiana e capixaba. E também ser campeão capixaba vencendo o Rio branco por 2x1(em 1974). Parabéns Desportiva Ferroviária do Espírito Santo pela comemoração de seus 52 anos de fundação, o ex atleta Russo dos anos de 1974 e 1975 da equipe da Tiva deseja parabéns e muita prosperidade a esse grande clube do futebol  brasileiro.
Entrevista com Russo



Erasmo
Com a Desportiva na Taça Bahia 1993


O que represente ter jogado na Desportiva?

Bem vivi na Desportiva 8 anos, comecei no juvenil, júnior e profissional, mas no juniores e no profissional me marcou bastante, pois no juniores tivemos uma geração de ganhamos tudo, fomos tri campeões invictos, e no profissional em 1994 e 1996, ter sido formado ai pra mim é uma grande satisfação pois sou dá época dos grandes momentos da Desportiva Ferroviária aonde disputávamos a série B nacional.

O que mais te marcou na Desportiva?
O que mais me marcou foi o aquele episódio de 1994 aonde fomos eliminados pelo Goiás, pois fomos prejudicados pela arbitragem e foi um fato negativo na história do futebol grená e capixaba.
no vídeo o brasileiro de 1994






Felipe
Felipe na partida em que comemorou 100 jogos pela Desportiva no capixaba de 2015
O que representa jogar na Desportiva?
Pra mim jogar na Desportiva é uma honra, um prazer...Jogo aqui com o maior prazer mundo... Aqui já virou minha casa, minha família.
Qual momento mais marcante pela Desportiva? 
O momento mais emocionante foi aquele gol de Sorriso na final contra Aracruz (quando a Desportiva venceu os donos da casa aos 43 do segundo tempo conquistando seu 17º título estadual).






Francisco Souza, Chiquinho
Chiquinho tem um feito histórico, marcou o 1º gol do futebol capixaba na Copa do Brasil
O que representa jogar na Desportiva?
Olha primeiro a Tiva foi quem me deu a oportunidade de conhecer varias pessoas que foram marcantes pra minha carreira, exemplos de  Silveiro, Mauro Soares, Gerson e  tantos outros.  Do cara que jamais vou esquecer  o massagista  Almiro gente fina.

Qual momento mais marcante pela Desportiva?
O momento que ficou marcado foi quando fiz o gol contra o Botafogo/RJ na Copa Brasil foi ali que vi como a Tiva e querida por esses torcedores. (esta partida terminou empatada em 1x1 pela ida da Copa do Brasil, por muito pouco não nos classificamos na partida de vota que terminou 2x1 para o Botafogo com a gente tendo várias chances claras de empatar).
Desportiva na partida do gol histórico






Francisco Júnior

O que representa a Desportiva para você?
Rapaz nós (atletas formados na base da Desportiva) podemos dizer que a Tiva foi nossa grande escola, nossa 2ª casa, vivi nove anos passando grandes momentos e com grandes amigos.

Qual momento mais marcante pela Desportiva?
O momento mais marcante para mim individualmente dentre muitos, foi minha primeira despedida da Tiva para jogar no América/RJ em 1987.
Na final do juvenil contra o Rio branco no Kleber Andrade. ganhamos o título por 3x1 em cima do time de Canal, Juninho, Getúlio, Edson Garcia...Nunca perdi uma decisão para o rival. 








Gerson

O que representa jogar na Desportiva?
 Bom, a Desportiva é minha historia de vida profissional e que ate hoje é importante minha vida profissional, onde sou lembrado como atleta do clube, a Desportiva Ferroviária foi importante na minha vida profissional e pessoal como homem, onde aprendi com profissionais capacitados o que era ser um verdadeiro atleta profissional e não bolero. Neste clube aprendi a importância de saber como fazer bons amigos e manter essa amizade ate hoje. Foi um clube onde fui respeitado pela torcida e sempre procurei retribuir com muito carinho jogando com raça e ganhando 3 títulos estaduais e jogando alguns brasileiros. 


Qual momento mais marcante pela Desportiva?
Foram dois momentos mais marcantes. O 1° foi no campeonato brasileiro contra o Remo quando vencemos o forte time do Remo duas vezes, em casa (2x1 para a Desportiva) e no campo deles, com um placar de 4x3 para Tiva. Onde fui coroado pelo narrador como um gigante em campo. E 2° foi na final do estadual de 1992,  jogando fora onde perdíamos no primeiro tempo por 1x0 e no segundo viramos para 2x1 e no jogo de volta dei duas assistência para os gols de Welder e Washington e vencemos por 3 x 0 (vídeo).








Gilmar
Volante campeão capixaba série B 2007 e 2012, Copa Espírito Santo 2008 e 2012, Capixaba 2013.

O que essa camisa representa para você?
Falar o que representa a Desportiva , só num livro, enfim vamos lá.
2007 primeira vez com a camisa da Tiva, ao entra no Araripe senti um arrepio pois via alguns treinos quando estudava no Eliezer Batista ainda na minha adolescência. Expressar o que representa é a Desportiva...Amor, carinho, respeito por este Clube. Como diz no seu Hino "O clube que sabe fazer amigos ".

Qual foi o momento que mais te marcou em meio a tantos títulos pela Desportiva?
Momento marcante...Vamos lá., poxa um só momento os títulos rsrsrs.
campeonato Estadual 2013, recordo que no primeiro jogo contra o São Mateus, antes de subir para o campo, falei está palavras "só se fala em centenário deles (Rio branco), mas é um ano importante para o Clube 50 anos, então vamos buscar este título fomos a primeira equipe a iniciar os trabalhos então vamos ser a última a sair do campeonato, para ser a última temos que está comemorando o título. Ai levantar a Taça marcou!!! Mas foram tantos momentos marcantes, 2007 estreia com gol, 2008 passe para o gol do Título  contra o Rio branco, 2011 a retomada, 2012 mais um título em cima do maior rival (vídeo), 2013 o Título estadual que faltava, opa faltava só mais um a nível estadual e veio 2014 sobre uma pedra na chuteira né a Copa dos Campeões em cima do Real Noroeste.Vencer todos os campeonatos a nível estadual com o manto Grená, isso não tem preço.






Jean Carlos

O que representa a Desportiva para você?
 Tudo foi onde comecei. Amo a Tiva

Qual momento mais te marcou com a camisa grená
campeão capixaba de 94. Tenho faixa guardada até hoje. 1994 campeão, 1996 melhor campanha do brasileiro,  1994 formos garfados pelo Goiás.








Jorcey

A importância de ter atuado pela Desportiva 
Foi muito importante ter atuado ai, pois era bem jovem e tive a oportunidade de iniciar a minha carreira como profissional atuando pela Desportiva

Momento mais te marcou  na Desportiva?
O momento mais marcante foi o jogo com o Vitória/BA em 1992 aonde conquistamos o acesso ao  Brasileiro da série A em 93.




Léo Oliveira
Léo e ao fundo a bandeira em sua homenagem


A importância da  Desportiva na sua vida?
A Desportiva representa muita coisa na minha vida, foi o clube que quando eu mais precisei, abriu as portas pra mim, esse clube é diferente, a torcida é muito acolhedora, lembro que muitas vezes eu dentro de campo e não jogando bem, mesmo assim eles me apoiavam, gritando o meu nome, e la dentro eu pensava, tenho que dar tudo de mim, não quero decepcionar-los e a maioria das vezes dava certo.

Momento mais te marcou  na Desportiva?
Tive grandes momentos ali, quando conseguimos o acesso la em cachoeiro foi um dia muito bacana.  A final em Aracruz sempre fica em minha cabeça também. Outro dia pra ficar guardado foi aquele jogo contra o Atlético do Acre (vídeo).
Agora, o dia que a torcida abriu aquele bandeirão na arquibancada com minha foto, ali sim, foi o melhor momento que passei ali...
Lembro que no dia eu não sabia se jogava ou se olhava pra bandeira kkkk. Foi um dia que nunca vou esquecer. Quando lembro disso tudo a emoção bate meu amigo.







Léo Gonçalves


A importância da Desportiva na sua carreira?
A Desportiva foi muito importante para minha carreira foi o clube abriu as portas pra mim ser reconhecido no Brasil todo tenho um carinho enorme pelo esse clube.

Qual momento mais marcante para jogando na Desportiva?
O momento mais marcante pra mim com certeza foi em 2000 conquista do título e ainda revelação do campeonato





Luis Carlos Salvadeu



O que representa a Desportiva na sua carreira?
Eu vivi momentos ótimos, não só na Desportiva, mas do futebol capixaba. Fui campeão em 1984 pela Desportiva e 85 pelo Rio Branco, depois fui campeão novamente pela Desportiva em 1989 e 94,  e 98 pelo Linhares. A  Desportiva marcou muito minha carreira, pois era um clube grande, jogadores famosos que vinham jogar aqui, ficavam impressionados pela estrutura profissional do clube.

Hilvano

O que representa a Desportiva na sua carreira?
 Toda minha juventude, pois cheguei na Tiva com 15 anos e sai com 20. Aprendi  a ter um amor não só como jogador mas também com torcedor.

Qual seu momento(s) mais marcante(s) com a camisa da Desportiva?
Quando fui campeão em 1979 pela Desportiva, foram momentos que somente voltando no tempo para descreve-los tamanha emoção.








Julio Terceiro "Terceirinho"

A importância da Desportiva na sua carreira?
Poxa Leandro, a Desportiva pra mim foi fantástico, foi um clube ao qual na época que eu joguei, estava se organizando para voltar ao cenário novamente, e nós fomos campeões da segunda divisão contra o Rio Bananal, foi fantástico aí... Entupiram o Araripe, foi a coisa mais linda o tobogã cheio e aquela "ar" de jogo cheio que o Espírito Santo não tinha na época, foi espetacular, foi um resgate fantástico que eu lembro que até os torcedores do Rio branco ficaram "putos" não  acreditaram que a gente tinha conseguido encher o Araripe, foi a coisa mais linda do mundo.

Momento mais marcante em sua passagem pelo clube?
O Momento mais marcante pra mim foi no jogo do acesso que foi contra o Aracruz no começo do jogo precisando vencer eu tomo um cotovelada, logo...nariz começa a sangrar,  e o doutor  Márcio da Unimed "doido" : Terceirinho se não pode sair! Terceirinho se não pode sair!  Ai ele encheu de pomada nem lembro o que ele colocou no  meu nariz,  e encheu de algodão eu não conseguira respirar, e dando a vida...dando a vida, e nada da bola entrar até que o Diego vai lá e faz 1x0, a gente vai comemorar no símbolo da Desportiva, a torcida descendo quase cai o alambrado la, ai foi fantástico...Cara a Desportiva é um time que tem que se estruturar e organizar o mais rápido possível, pra poder reerguer o futebol do estado por que passa pelos grandes e a Desportiva é o que tem a maior estrutura hoje, então tem que se organizar o mais rápido possível pra poder voltar esse futebol capixaba, e outra, se você parar pra olhar esse time que foi finalista ai da "segundinha", tem aí o Tiago Alves jogador que venceu, eu estou aí na batalha, Diego está na batalha, a rapaziada teve oportunidade, um time muito bom mesmo, time onde juntava a experiência, Alex Passos, Alex Gomes, tinha pegada eu e Gilmar  no meio de campo Tiago na zaga, Zé Afonso experiência no ataque, Edinho...Era um timaço mesmo, sei que você acompanhou aqui viu que era diferenciado a torcida acompanhava mesmo era fantástico eu acho que tem que dar crédito também ao Silvério que do lado de fora batalhou pra caramba ele ajudou pra caramba aí foi um ponto forte na nossa conquista. Por favor coloque desculpas por não citar todos os nomes do elenco.







Marcos Roberto 
Marcos Roberto o Pantera em ação no brasileiro série B 1998

O que representou jogar na Tiva?
Jogar na Desportiva pra mim foi...Ter a oportunidade de poder mostrar o meu futebol pro Brasil todo e ate mesmo fora do Brasil..

O que mais te marcou na Desportiva?
Foi a forca que o nosso futebol capixaba tem, quantas vezes teve jogo as 10 horas da manha...e às 8:00 o estadio já estava cheio isso me marcou muito..
Imagem ilustra bem o que Marcos Roberto comentou, imagem  de 1998



Mauro Rangel

O que representa ter atuado pela Desportiva?
 É sempre bom atuar ne uma equipe vencedora foi ótimo ser campeão e capitão pela Desportiva. 
Qual momento mais marcante com a camisa grená?
Futebol era jogado com muita seriedade. E começa pela preparação que tivemos com nosso querido Savadeu  professor da melhor qualidade. Momento marcante para mim foi a vitória contra o Flamengo/RJ aonde ganhamos de 2x1, os repórteres dizendo quem vieram  ver Sávio viram Mauro, naquela noite joguei muito, mas a vitoria foi de todos nós. E lógico Leandro ser campeão é muito gratificante (1994)






Mauro Soares

Qual momento mais marcante pela Desportiva?
O momento marcante foi os gols que fiz em Belém do Pará na nossa vitória por 4x3 em 1992 (Nesta partida Mauro fez dois gols, inclusive em um dos gols deu lindo chapéu dentro da área antes de marcar um golaço). E o mais importante foi nossa subida para a série A do Brasileiro em 1992.








Welder 
Atacante campeão capixaba de 1992, jogou e marcou várias vezes coma camisa grená!
O que a Desportiva presenta na sua vida?
A Desportiva foi muito importante pro desenvolvimento quanto pessoa. Cheguei no clube com apenas 14 anos. Todo aprendizado para seguir minha carreira como profissional aprendi ali, no dia a dia com companheiros de clube, treinadores, massagistas, roupeiros, enfim, sou grato e feliz por fazer parte da história desse clube Desportiva Ferroviária.

Qual o acontecimento mais marcante em sua passagem pela equipe?
O que mais me marcou jogando pela Desportiva, positivamente: A assinatura do meu primeiro contrato como atleta profissional, onde foi a realização de um sonho. No decorrer da minha história na Desportiva, foi marcante também, a amizade que tive com meus parceiros de clube. 
Negativamente: A decepção que tivemos ao sermos ROUBADOS em Goiás no Brasileiro da série B de 94. 







Paulo Roberto

O que a Desportiva presenta na sua vida?
Para mim representou o começo de tudo ali tive a oportunidade de  melhorar o meu futebol, como ser profissional e como ser o bom atleta.

Qual o acontecimento mais marcante em sua passagem pela equipe?
Tenho um respeito e carinho muito grande pela Desportiva, foram vários momentos marcantes, mas vou destacar dois : O primeiro jogo na Taça São Paulo de 1996 e no mesmo ano um amistoso contra o Flamengo com Romário e companhia, tive muitas alegrias fiz muitos amigos sem contar que que ganhei tudo como amador e um titulo como profissional.
Desportiva x Atlético/MG , 1ª fase Taça São Paulo de 1996





Ricardo Lima
Direto do arquivo pessoal de Ricardo(E), Mauro centro e Dirley(D), troféu de campeão capixaba 1994

O que foi jogar na Desportiva em sua carreira? 
Jogar na Desportiva foi além do esporte,  foi um aprendizado na minha vida...Principalmente no desenvolvimento como homem. 

Desportiva, além do clube que sabe fazer amigos....Também formou homens.

Qual seu momento mais marcante dentro do clube?
Momento marcante sem duvida, foi ter participado do último campeonato Brasileiro seria A em 1993 pela Tiva (foto abaixo) .





Tico Mineiro
Tico Mineiro no Engº Araripe
Qual momento mais marcante na Desportiva?
Por incrível que pareça foi um jogo que perdemos para o Náutico/PE em 1996, onde tínhamos que vencer e vencemos por 2x1, os dois gols meus e fomos para as penalidades, e fiz mais um de pênalti, no total de 3 pênaltis, mais infelizmente perdemos nos pênaltis e consequentemente a classificação a próxima fase, esse foi um momento marcante pra mim na Tiva.







Nenhum comentário:

Postar um comentário