Translate

3 de março de 2015

Desportiva x Estrela do Norte o clássico capital x interior




Sim este confronto pode ser chamado de clássico tranquilamente, as equipes já se enfrentaram mais de 100 vezes na história, decidiram até títulos além de várias partidas decisivas, jogaram até em competições nacionais.

Desportiva e Estrela  é o típico confronto entre capital x interior que trás mais que rivalidade dentro de campo, vem carregada da rivalidade das torcidas, das cidades e a eterna "briga" entre times interioranos e times da capital, e no Espírito Santo a briga é bastante acirrada, depois dos anos 80, quando por quase 3 décadas era cara ou cora, ou era a Desportiva ou o Rio Branco sendo campeões, a dupla venceu de 1962 até 1986, só dava as duas equipes, a única equipe a quebrar esse hegemonia foi o Vitória em 1976. 
A partir de 1987 o interior se fortaleceu com investimento sendo de times de prefeitura que só visavam participar do estadual e praticamente sempre mirando alavancar carreiras políticas, e a capital deu uma decaída, e de quebra o Rio Branco se tornou apenas um mero coadjuvante, com raras exceções, chegando ficar 30 anos sem vencer estadual, restou só a Desportiva para defender a honra da capital, de 1987 até 1999 era  Desportiva ou uma equipe do interior campeã, vimos Guarapari, Colatina, Ibiraçu, Muniz Freire e Linhares sendo campeões estaduais e só a Tiva aparecia entre eles, em 1999 o Serra surgiu para "ajudar" a capital a conquistar mais títulos.

Estrela sempre envolvido em ótimas recordações para a Desportiva, é sempre um time envolvido em datas marcantes, a primeira partida aconteceu em 13 de fevereiro de 1965, partida válida pelo estadual de 1964, empate em 3x3 no Sumaré. 
Na partida do returno a Desportiva atropelou goleando por 4x1 sendo assim o primeiro a vencer o confronto em 2 de maio.

O clássico foi disputado  122 vezes, com a Desportiva tendo larga vantagem, são 60 vitórias grenás, 39 empates e 23 derrotas, a Tiva marcou 169 vezes contra 106 do Estrela. 
Em partidas pelo campeonato capixaba são 98 jogos, com a Tiva vencendo 50 empatando 31 e perdendo 17, marcando 141 vezes sofrendo 84 gols.
Na Taça Cidade de Vitória 3 partidas duas vitórias um empate, 3 gols pró contra 1. Na Copa Espírito Santo 4 jogos, 1 empate 3 derrotas, 4 gols contra 9. No Brasileiro série C 5 partidas, 2 vitórias, 3 derrotas, 4 gols marcados contra 4 sofridos.

Tabus

A Desportiva só soube o que era perder para o Estrela na 23ª partida, antes disso foram 15 vitórias e 7 empates, 50 gols a favor contra 13, foram 7 goleadas da Tiva em cima dos adversários, 4x1 em 1965, 4x0 em 1967, 3x0 e 4x0 em 1968, 3x0 duas vezes em 1970 e 5x0 em 1971, esta a maior goleada do clássico, o tabu durou de 13 de fevereiro de 1965 até 10 de setembro de 1978.

A segunda maior sequencia sem derrotas também é da Tiva, acontece de 18 de setembro de 1978 até 14 de outubro de 1984, foram 18 partidas ao todo, com a Tiva vencendo 12, empatando 6, marcando 24 vezes contra 3 dos interioranos.

O Estrela sente saudade no período em que a Desportiva se tornou clube empresa, pois chegaram a ficar 16 partidas sem perder, foram 09 vitórias e 07 empates, marcamos 15 gols sofremos 29, inclusive em 2004 sofremos nossa maior goleada do confronto por 4x1. 



Partidas decisivas


1977 

No campeonato capixaba o primeiro confronto decisivo, valendo pela segunda rodada do quadrangular final em 28 d setembro, a Tiva venceu por 1x0 no Araripe, neste estadual foram 4 confrontos com 3 vitórias e 1 empate, no fim ainda levamos a taça para o Araripe.

1978

No estadual do ano seguinte nova partida decisiva, esta valendo o título do segundo turno, a partida foi disputada no Sumaré, no tempo normal as duas equipes ficaram empatadas no 1x1, e na prorrogação a Tiva teve mais perna e venceu por 1x0 terminando 2x1 no placar agregado em 10 de setembro. No mesmo estadual as duas equipes voltaram a se encontrar no quadrangular final, em 29 de novembro,  Estrela desbancou a Tiva vencendo por 1x0 no  Sumaré, em 18 de fevereiro pelo returno a Tiva precisava da vitória para evitar o título antecipado do Rio branco, e conseguiu, derrotou o Estrela no Araripe devolvendo o 1x0, neste estadual foram 5 partidas, 2 vitórias para cada um e 1 empate.


1985 
Nova partida valendo mais que apenas a vitória, as equipes duelaram pelo título do 1º turno, na ida no Sumaré Estrela venceu por 1x0 em 28 de agosto, em 1º de setembro na volta  deu Tiva 1x0 no Engenheiro Araripe, as duas equipes foram para mais uma prorrogação, e lá a história se repetiu, Desportiva 1x0 vencendo o turno.

1986 

Os jogos foram pelo quadrangular final, e nos dois a Desportiva venceu, o primeiro em 24 de abril no Sumaré por 2x1, o outro em casa venceu por 2x0 em 18 de maio.

1988
A primeira partida a nível nacional, Desportiva e Estrela se enfrentaram valendo vaga no módulo azul do campeonato brasileiro equivalente a série C daquele ano. A partida foi em estádio neutro no dia 19 de setembro e o vencedor foi o time grená pelo placar de 2x1 conquistando assim a vaga na competição.


1989

Quadrangular final do estadual, lá estão Desportiva e Estrela frente a frente, e mais uma vez quem levou a vantagem? sim a Desportiva, vencemos tanto a partida em casa em 16 de julho por 3x2 com show de Júlio Cesar marcando os 3, quanto fora por  1x0 em 6 de agosto no Sumaré.


2000
Desportiva 1x0 Estrela


Neste ano foram duas decisões no mesmo estadual, a primeira foi a semi final do 2º turno, jogando pelo empate em Cachoeiro o Estrela que tinha melhor campanha foi beneficiado pelo empate em 0x0 avançando a próxima fase, partida jogada no dia 22 de junho.
 Nas semi finais do capixabão o Estrela novamente jogando com a vantagem de decidir em casa, Na ida no Engenheiro Araripe a Desportiva venceu por 1x0 e reverteu a vantagem dos estrelenses em 5 de julho.
 Em 9 de julho empate em 2x2 levou a decisão da vaga na final do capixaba  para a 3ª partida, a partida foi nervosíssima com as duas equipes reclamando da arbitragem
Na partida derradeira muita confusão, brigas e até agressões dentro de campo, a torcida do Estrela sempre teve muitas pessoas hostis no meio dela, e uma dessas pessoas atingiu jogador grená dentro de campo com uma pedrada, sem contar rojões que estouraram dentro de campo, mas nada disso adiantou a Desportiva de forma heroica na raça  arrancou outro empate em 2x2 e se classificou para a final contra o Serra conquistando mais um título estadual.
Estrela 2x2 Desportiva semi final de 2000



2012 
O capítulo mais recente de decisões do clássico, a decisão do título da série B do capixaba, ambas equipes já haviam conseguido o acesso a série A, e agora entravam em campo para decidir quem levantava a taça de campeão, na partida de ida no Engenheiro Araripe vitória da Tiva por 2x1, todos os gols no primeiro tempo, Tony abriu o placar aos 37 minutos, o empate veio aos 41 minutos com Pelica também de cabeça, e o gol da vitória foi marcado por Hércules aos 45 minutos de jogo se tornando com este gol artilheiro isolado das competição com 8 gols. Um fato importante de se lembrar foi que a torcida grená fez protesto e, favor do Engenheiro Araripe que estava correndo o risco de ir a leilão por menos da metade do valor, a briga entre Ferroviária e Capixaba pela posse do estádio estava no auge. A Desportiva revertia a vantagem rival e partida jogando pelo empata para conquistar o título.

                        


Estrela 1x1 Desportiva
Na partida de volta, teve de tudo, pedradas, rojões, rádio de pilha e garrafas de água jogadas na torcida da Desportiva, nem o vestiário sujo e depredado que nos deram com chuveiros quebrados  sem água abalou aos grenás, nem nós torcedores na arquibancada nem os jogadores dentro de campo, jogamos contra 14, afinal o trio de arbitragem foi todo dos donos da casa,  tanto prova disso que empatamos a partida aos 13 minutos Flávio Santos deixando em 1x1 a partida,  mas o bandeirinha foi literalmente puxado pelo braço e na pressão cedeu e inventou uma irregularidade na jogada anulando nosso gol legal, o Estrela que havia aberto o placar aos 5 do 1º tempo conseguia se segurar até os 45 do segundo tempo, então levanta a placar de acréscimos 6 minutos ao total, é ali que o tempo para...aos 47 a torcida do estrela grita é campeão, os moradores ao redor do estádio com seu churrasco a todo vapor não acreditam quando Hércules o gol da Tiva!!! foi bandeiras sendo baixadas, churrasqueiras sendo apagadas, sendo jogadas no chão, nem a cervejinha foi perdoada sendo arremessada longe...Um silêncio que só não foi ensurdecedor pois nós torcedores grenás fazíamos a festa na hora do gol junto com nosso amado time. Não teve mais tempo para nada Desportiva campeã capixaba série de acesso 2012!!!


Em 2015 a Desportiva era obrigada derrotar o Estrela na última rodada para classificar para o quadrangular final, jogo foi memorável para que viu, belas jogadas,a Desportiva pressionando tomando alguns sustos por se lançar ao ataque, apagão em toda região de Jardim América e bairros vizinhos, choro estrelense e castelense, estrelense por mais uma derrota, e castelense pois o Castelo avançaria em caso de tropeço grená.

2022
Pela Copa Espírito Santo as duas equipes se encaram nas quartas de final, após dois e empates em 0x0 o Estrela acaba conquistando a vaga na decisão por pênaltis placar de 4x2, enfim time sulino pode comemorar contra Desportiva.


Competições nacionais

Desportiva e Estrela tiveram 5 encontros. O primeiro foi na série C de 1987 as duas equipes estavam na no módulo azul na chave junto com Juventus-SP e Americano-RJ, o primeiro encontro aconteceu em 11 de outubro no Engenheiro Araripe, e a Desportiva passeou em campo goleou por 3x0. No returno em 1 de novembro o Estrela quem venceu, placar de 1x0, as duas equipes chegaram com chances de classificação a ultima rodada mas Desportiva foi derrotada pelo Americano por 1x0 já o Estrela goleado por 4x0 pelo Juventus e acabaram eliminadas na 1ª fase da competição.
Em 1988 o confronto decidira o representante capixaba no módulo azul, e em campo neutro a Desportiva venceu por 2x1  e se classificou, a Tiva até chegou a segunda fase mas acabou sendo eliminada.
2003 também pela Série C dois confrontos, jogando no grupo 18 junto com Ipatinga e Villa Nova de Minas Gerais, o primeiro no Araripe a Desportiva saiu derrotada por 2x1 em 21 de setembro, a Desportiva abriu o placar com Léo Oliveira no 1º tempo, mas levou a virada na segunda etapa, time entrou muito desorganizado e levou dois gols em contra ataques,  a Desportiva  entrou a justiça requerendo os pontos da partida pois Marcone zagueiro estrelense atuou de forma irregular, mas não teve sucesso e acabou justamente eliminada da competição na 1ª fase devido o péssimo futebol do time de Marcos Nunes.. No segundo nu Sumaré nova derrota grená, por 1x0 em 1 de outubro, nessa partida a Tiva sofreu gol aos 44 do 1º tempo e atacou a segunda etapa inteira mas Erivelton goleiro estrelense evitou o empate, nesse período a Desportiva não conseguia derrotar o Estrela, de consolo mesmo os 6x1 no Villa Nova em plena casa dos mineiros.
Desportiva 1x2 Estrela 2003


As goleadas  goleadas


Campeonato Capixaba  1965 

Desportiva 4x1 Estrela 
2 de maio
Engenheiro Araripe
Gols da Desportiva : Bezerra aos 14 1º tempo, Arinos aos 11, Wilson aos 14 e Batista aos 32 do 2º tempo.

Campeonato Capixaba 1966

Desportiva 4x0 Estrela
27 de março
Engenheiro Araripe

Campeonato Capixaba 1968

Desportiva 3x0 Estrela 
5 de outubro
Engenheiro Araripe 

Campeonato Capixaba 1968

Estrela 0x4 Desportiva 
10 de novembro
Sumaré

Campeonato Capixaba 1970

Estrela 0x3 Desportiva  
29 de setembro
Sumaré 

Campeonato Capixaba 1970
Desportiva 3x0 Estrela
24 de novembro
Engenheiro Araripe
Gols : Alfredo aos 3, Cuca (contra aos 12) e Alfredo de novo aos 32 do 1º tempo.

Campeonato Capixaba 1971
Desportiva 5x0 Estrela
10 de outubro
Engenheiro Araripe
dos 5 gols Cléber marcou 2 e Elias 1

Campeonato Capixaba 1980

Desportiva 3x0 Estrela
26 de outubro
Engenheiro Araripe
Gols: Londrina aos 33 1º tempo. Lauro aos 4 e Edu aos 40 do 2º tempo.

Campeonato Capixaba 1983
Estrela 1x4 Desportiva 
25 de setembro
Sumaré

Campeonato Brasileiro Série C 1987

Desportiva 3x0 Estrela 
11 de outubro
Engenheiro Araripe

Campeonato Capixaba 1989  
Desportiva 0x3 Estrela
2 de julho
Engenheiro Araripe

Campeonato Capixaba 2004
Estrela 4x1 Desportiva
26 de junho
Sumaré
Desportiva 1x0 Estrela em 1998



Campeonato  Capixaba 2015
Estrela 3x0 Desportiva 
05 de abril 
Sumaré

Outras  partidas  marcantes 


1970 campeonato capixaba 
Estrela 0x3 Desportiva chegamos a 200 gols no estadual.

1978 Campeonato Capixaba 
Estrela 1x2 Desportiva, no jogo extra do turno com a vitória por 2x1 a Tiva chegou ao seu 101º gol no clássico além de conquistar o título do turno e vaga na fase final.

1985 Campeonato Capixaba 
Estrela 1x2 Desportiva na partida de número 50 entre as equipes a Tiva venceu.

1988 Campeonato Capixaba

Desportiva 1x0 Estrela, foi nosso 100º nas redes do Estrela.

1988 Campeonato Capixaba

Estrela 2x2 Desportiva, neste empate o Estrela marcou seu gol de número 50º contra a Desportiva

2000 Campeonato Capixaba

Estrela 3x4 Desportiva  a partida com mais gols marcados nas história dos confrontos.
Estrela 2x2 Desportiva 3ª partida semi final 2000



2012 Campeonato Capixaba Série B 
Estrela 1x1 Desportiva, a 100ª partida foi muito especial pois a Tiva conquistou o título com gol de Hércules aos 47 do segundo tempo calando o Sumaré.



2015 Campeonato Capixaba

O capítulo mais recente foi pelo estadual 2015 a Desportiva chegava precisando de uma simples vitória para se classificar para o Hexagonal final em casa. Começamos com tudo, pressão total nos primeiros 15 minutos foram pelo menos 4 chances claras de gol mas não conseguimos marcar, o castigo veio na segunda etapa, Thiago volante improvisado na zaga vinha em grande partida acertando tudo, mas uma falha capital ao tentar afastar uma bola frontal na altura da cintura lance relativamente  fácil errou e levamos 1x0 os 18 do 2º tempo, agora a Tiva teria que virar a partida de qualquer jeito para se classificar, porém minutos depois o Itapemirim abriu o placar contra o Castelo, com este este resultado o empate nos classificaria, e ele veio aos 29 minutos com Jean Sá que acabava de entrar, dominando e batendo forte marcando belo gol, festa total no Araripe que durante a comemoração ficou as escuras pois uma sobrecarga deixou o bairro Jardim América e redondezas sem energia, após 30 minutos de paralisação a energia se restabeleceu, mas uma notícia vindo de Vargem Alta deixo a Tiva  na obrigação de virar a partida novamente pois aos 51 do 2º tempo o Castelo empatou de pênalti, como foi dito quando o relógio marcava 29 do 2º tempo a partida foi paralisada, e aos 35 uma bola sobra para Alexandre Acerola na entrada da área ele chuta forte goooooooooooooooooooooooool, 2x1 Desportiva! é o gol da classificação grená para o Hexagonal final, como sempre foi com muita emoção até o fim, desta vez o gol veio antes dos 43, um pouco mais cedo que o coração grená está acostumado a esperar e além de garantir a vaga fomos coroados com a liderança da Chave Sul.


Recorde de partidas no mesmo ano

Por várias vezes Desportiva e Estrela se enfrentaram 4 vezes ou mais no mesmo ano, e o recorde é em 1987, foram 9 partidas durante este ano pelo estadual e brasileiro, 4 vitórias 3 derrotas. 1985 e 2000  foram 6 partidas, em 1978  mais 5 embates, em 1967, com 4 partidas vem 1967, 77, 81, 82, 83, 84, 86, 2003, 2204, 2012 e 2015. 


Campeonato Capixaba 1987
Turno
Estrela do Norte 2x0 Desportiva 
Estrela do Norte 0x1 Desportiva 
Desportiva  0x0 Estrela do Norte
Desportiva  2x0 Estrela do Norte
Desportiva  1x1 Estrela do Norte
Estrela do Norte 2x1 Desportiva 
Estrela do Norte 1x2 Desportiva 
Brasileiro Série C 1987
Desportiva  3x0 Estrela do Norte
Estrela do Norte 1x0 Desportiva
Campeonato Capixaba 1985
1º turno
Estrela do Norte 0x1 Desportiva  
Partida de ida
Estrela do Norte 1x0 Desportiva  
Partida de volta
Desportiva  1x0 Estrela do Norte 
prorrogação Desportiva  1x0 Estrela
Fase final
Desportiva  1x1 Estrela do Norte
Estrela do Norte 2x0 Desportiva
Desportiva  2x1 Estrela do Norte
Campeonato Capixaba 2000
Turno
Estrela do Norte  3x4  Desportiva  
2º turno
Desportiva   0x2  Estrela do Norte
Semi final 2º turno
Estrela do Norte  0x0  Desportiva 
Semi final estadual
Desportiva  1x0 Estrela do Norte
Partida de volta
Estrela do Norte 2x2 Desportiva 
3ª partida decisão vaga na final
Estrela do Norte 2x2 Desportiva 




Estrela 2x2 Desportiva 2ª partida da semi final



                            Desportiva 2x1 Estrela em 2012


Campeonato Capixaba 2015
1ª fase
Estrela 1x2 Desportiva
Desportiva  2 x 1 Estrela do Norte
Hexagonal final
Estrela 3x0 Desportiva 
Desportiva 2x2 Estrela 
Estrela 1x2 Desportiva 2015

Desportiva 2x1 Estrela 2015

No vídeo a partida disputada em 20 de fevereiro de 2016 pela 1ª fase do Campeonato Capixaba no Estádio Engenheiro Araripe.
No returno a Desportiva já classificada mandou a campo um time misto, já o Estrela precisava vencer para se classificar. Em campo a Tiva abriu placar aos 36 do 1º com Edinho de falta, o Estrela empatou ainda na 1ª etapa. Mas no fim do 2º tempo Rael estreante marcou o gol da vitória da Desportiva, que assim venceu a partida e manteve  a fama de ser o maior vilão do Estrela os eliminando no ano de seu centenário em plena sua casa.

Campeonato Capixaba 2016
Turno
Desportiva 1x0 Estrela do Norte
Returno
Estrela do Norte 1x2 Desportiva

Campeonato Capixaba 2019
Estrela do Norte 3x1 Desportiva

Campeonato Capixaba 2020
Estrela do Norte 1x1 Desportiva

Campeonato Capixaba 2020
Desportiva 1x0 Estrela do Norte
Com gol de Christopher aos 4 minutos em um belo chute de falta a Desportiva venceu e chegou a sua 50ª vitória sobre o rival em estaduais.






Postagem atualizada em domingo, 31 de janeiro de 2024

2 comentários:

  1. Olá
    Saberia me dizer se tinha algum jogador chamado Afrânio do ano de 2000/001 ?

    ResponderExcluir