Translate

18 de abril de 2014

Desportiva x Fluminense-RJ confrontos



































Desportiva e Fluminense se enfrentaram por 16 oportunidades segundo levantamentos feitos por este blog na FES e internet. Foram 05 vitórias da Desportiva, 03 empates e 08  derrotas, a Tiva marcou 13 gols e sofreu 22...

  O confronto tem uma história bem rica com detalhes interessantes, o Fluminense foi a 
primeira equipe a enfrentar a Desportiva a noite no Engenheiro Araripe, a inauguração das torres de iluminação ocorreram em 22 de fevereiro de 1967 com vitória grená por 2x0 os gols foram marcados pelo meia  Dennison e o atacante Silvinho decretando a 1ª vitória grená no confronto. Algo muito interessante é que o hino tricolor :
"Vence o fluminense
Usando a fidalguia
Branco é paz e harmonia
Brilha com o sol da manhã
Qual luz de um refletor
Salve o tricolor!".
Se tivessem escolhido a dedo o adversário não seria tão propicio o encontro neste dia histórico da inauguração das torres que iluminariam o gramado do Araripe.

Jaldemir autor do gol da vitória em 1975


Em 1973 uma peculiaridade, os cariocas vieram jogar na retranca no amistoso no Engenheiro Araripe. na partida em que Gerson foi homenageado pelo Tricampeonato Mundial pela seleção em 1970 quem dominou foi o time grená que foi a campo com : 
George, Marcos, Elci, Juci, Adalberto , Pinduca, Sérgio, Noquinha (Carçlinhos), Eliseu, Zezinho Bugre e Deo.  O Fluminense jogou com : Vitorio, Toninho, Silveira, Assis, Marco Antônio, Denilson, Gerson (Abel), Mica (Didi), Hertz (Asilson), Dionisio e Lula (Oliveira)

Na época da chamada Máquina Tricolor a Desportiva os enfrentou de igual para igual duas vezes em 1975 e 1976 não se intimidou, em ambas a locomotiva grená saiu de campo com a vitória. 
Em 1975 a vitória foi por 1x0, o tricolor carioca vinha com : Felix campeão Mundial em 1970 com a seleção brasileira, Carlos Alberto, Marco Antônio e Rivelino....Mas quem apareceu mesmo foi Jaldemir autor do gol da vitória grená. 
Em 1976 o Fluminense volta ao estado para a revanche. A Desportiva vinha de um empate em São Januário com o Vasco por 1x1 e uma derrota para o Flamengo por 3x0 partida esta que o placar não foi nada justo inclusive. 
No embate contra o Fluminense que vinha com um elenco ainda mais forte que no ano anterior...Paulo César Caju, Rivelino, Renato, Carlos Alberto Torres, Pintinho, Dirceu e Dorval eram alguns dos nomes daquele badalado time de 76, mas o que eles mais uma vez não esperavam era uma Desportiva tão atrevida, logo a 1 minuto de partida Augusto nosso lateral abriu o placar, o time carioca ainda nem havia se recuperado do baque quando Orlando marcou o 2x0 aos 15 minutos de jogo após passe de Valmir, aos 28 algo inimaginável, Zezinho toca para Orlando que faz o 3º gol grená para a surpresa ate mesmo do grená mais otimista...O Fluminense ficava atônito em levar 3x0 em menos de meia hora de partida, só no segundo tempo conseguiram reagir, isso graças a grande experiência de seu elenco pois se fosse um time mais jovem o estrago seria pior, mas a reação foi tarde pois a vitória mais uma vez era grená por 3x2 e mais uma vez o poderoso tricolor não conseguia derrotar a Desportiva Ferroviária, mais importante que a vitória foi o fato de esta partida ser a ultima da carreira de Elci, grande zagueiro que jogou mais de 200 partidas pela Tiva conquistando os estaduais de 1971/1972/1974 como jogador e em 1977 já na comissão técnica, era o fim da maior dupla de zaga do estado Elci e Juci. Além da Tiva passou por Flamengo, Atlético-MG, Atlético-PR e Democrata de Governador Valadares-MG entre outras.   
A Máquina Grená que derrotou a Máquina Tricolor por 3x2

Os encontros pelo Campeonato Brasileiro nunca foram bons para a Desportiva, apenas a 1ª partida em 1974 teve um resultado digamos positivo, o  empate em 1x1...Nas outras duas partidas em 1977 e 1980 derrotas. Em 1977 os 5x0 foram mais que justos o time não soube se portar em campo e nem o craque Célio conseguiu mostrar seu futebol, e quando Paulo César Colorado foi expulso só facilitou derrota, Rivelino deu show nesta partida jogou uma de suas melhores partidas de sua carreira, seus marcadores nada puderam fazer a não ser observar sua classe.

Em 1980 a primeira e única vez que as equipes jogaram no Maracanã, mesmo com a derrota por 3x1 a Desportiva em momento algum se acovardou mas só foi descontar aos 45 do segundo  tempo com Botelho um dos craques daquele brasileiro... 


Uma partida que levo na memória é a de 1998 quando a Tiva lutava para subir para série A já o Fluminense lutava contra o rebaixamento, Araripe lotou e a Tiva jogou muito nesta partida, China atormentou a defesa tricolor e marcou um dos gols na vitória por 2x0. O que me marcou foi entrar em campo junto com os jogadores da Desportiva, na época eu jogava na base e joguei a preliminar, foi incrível estádio lotado gritando Tivaaaa! Tivaaaa!, deu para sentir na pele o que os jogadores sentiram várias vezes a força desta torcida grená!!


O ultimo encontro já éramos Desportiva Capixaba, o Fluminense vinha com pompa de timaço e ataque dos sonhos com Fernando Henrique no gol, Thiago Silva na zaga,  Arouca, Cícero (capixaba de Castelo) no meio, na frente Dodô, Washington, Thiago Neves, Leandro Amaral. Todos diziam que a Desportiva seria goleada facilmente, principalmente os rivais capixabas...Futebol é jogado e dentro de campo o que se viu foi uma Desportiva jogando de igual para igual com o "poderoso" Fluminense, se a pontaria de nossos atacantes estivesse mais calibrada a derrota por 2x1 seria diferente...Gilmar, Alex Passos, Alex Gomes, Terceirinho, Zé Augusto, Peter e Cia foram um time muito guerreiro mostrando que se pode jogar de igual para igual contra qualquer equipe basta ter coragem, garra e força de vontade.


Foram coletados informações de 13 dos 16 confrontos entre as equipes.

22 de fevereiro de 1967 

Amistoso Interestadual 
Desportiva 2x0 Fluminense 
Gols; Dennison e Silvinho
Local ; Engenheiro Araripe
Uma das torres de iluminação do Araripe em 2013



31 de agosto de 1968

Amistoso Interestadual
Desportiva 0x2 Fluminense
Local ; Engenheiro Araripe

31 de agosto de 1969

Amistoso interestadual
Desportiva 0x2 Fluminense
Local ; Engenheiro Araripe



21 de fevereiro de 1973

Amistoso interestadual
Desportiva 0x0 Fluminense
Local ; Engenheiro Araripe


5 de junho de 1974

Campeonato Brasileiro séria A
Desportiva 1x1 Fluminense 
Gols; Desportiva Zezinho Bugre aos 25 do 1º tempo; Fluminense Manfrini aos 25 do 2º tempo  
Local ; Engenheiro Araripe


         

4 dezembro de 1974

Amistoso interestadual
Gols : Herivelto aos 34 do 1º tempo e aos 26 do 2º tempo
Desportiva 0x2 Fluminense
Local ; Engenheiro Araripe 



23 de março de 1975 

Amistoso interestadual
Desportiva 1x0 Fluminense
Gol ; Jaldemir
Local; Engº Araripe

17 de março de 1976

Amistoso interestadual
Desportiva 3x2 Fluminense
Gols; Desportiva Augusto a 01 minuto, Orlando aos 15 e aos 28 do 1º tempo
não foram encontrados dados dos gols do Fluminense
Local; Eng Araripe
Árbitro; Carlos Alberto Muniz Valente
Orlando marcou 2 na vitória de 1976



16 de outubro 1977 

Campeonato Brasileiro Série A
Desportiva 0x5 Fluminense
Gols ; Marinho Chagas aos 12 do 1º tempo; Cafuringa aos 9,Gilson Gênio aos 15, Cléber aos 35  e Paulinho aos 40 do 2º tempo
Local; Eng Araripe

arbitro; Dulcídio Wanderley Boschilla







fatídico 5x0



7 de dezembro de 1979

Amistoso interestadual
Desportiva 0x1 Fluminense
Local : Engº Araripe
Árbritro : Rubens Veira


11 de abril de 1983

Amistoso interestadual 
Desportiva 1x1 Fluminense
Local ; Eng Araripe

22 de Março de 1980

Campeonato Brasileiro Série A 
Fluminense-RJ 3x1 Desportiva
Gols : Fluminense; Zezé aos 13,Mário Marques aos 17 e Cristovão Borges aos 22  
Desportiva Botelho todos no 2º tempo.
Local: Maracanã
Árbitro : Romualdo Arpi Filho





01 de julho de 1987

Amistoso interestadual
Desportiva 1x0 Fluminense
Local: Eng Araripe


18 de junho de 1992

Amistoso interestadual 
Desportiva 0x1 Fluminense
Local ; Eng Araripe
Árbitro; Wilson Marcelino
Gol : Ézio de pênalti aos 27 do 1º tempo


1º de novembro de 1998

Amistoso interestadual
Desportiva 2x0 Fluminense
Local; Eng Araripe
Árbitro; Wallace Valente
China autor de um dos gols da vitória de 1998 por 2x0



jogo foi pegado com muita disposição dos dois lados



13 de janeiro de 2008

Amistoso interestadual









4 comentários:

  1. Podeiam con seguir jogos antigos quando flamengo jogou conyra a desportiva que veio o zico... a drsportiva tinha Marquinhos, evandro e célio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem matéria confrontos entre Desportiva x Flamengo, algumas escalações sem vídeo.

      Excluir
  2. Jogos com fluminense rivelino....desportiva Marquinhos, evandro, célio... bons tempos!!!

    ResponderExcluir