Translate

21 de fevereiro de 2014

Desportiva Ferroviária inauguração do Estádio Juscelino Kubitschek em Manhuaçu-MG


No ano de 1976 nossa locomotiva grená participou de uma das partidas mais importantes da história de Manhuaçu cidade do  interior de Minas Gerais, foi a  inauguração do Estádio Juscelino Kubitschek

O jogo ocorreu em 9 de Novembro de 1976 a partida foi entre Atlético-MG x Desportiva, a vitória foi da equipe mineira por 1x0, mas o resultado era um mero detalhe, o que importava mesmo era a festa da inauguração de um estádio que é para sempre.
Não foi possível encontrar as escalações das  equipes, sabemos que no elenco da Tiva  jogavam vários craques que marcaram época com a camisa grená, Edmar, Zezinho Bugre, Orlando e Sérgio Alonso eram alguns nomes que até hoje estão em nossa história.



Engenheiros responsáveis pela obra




Conhecendo melhor o homenageado

JK foi o 1º presidente do Brasil  a nascer no século XX, foi o 5º político mineiro eleito para presidente da República pelo voto direto, Foi o responsável pela construção de uma nova capital federal, Brasília, executando, assim, um antigo projeto já previsto em três constituições brasileiras, da mudança da capital federal do Brasil para promover o desenvolvimento do interior  e a integração do país. Durante todo o seu mandato como presidente da República (1956-1961), o Brasil viveu um período de notável desenvolvimento econômico e relativa estabilidade política. Com um estilo de governo inovador na política brasileira, Juscelino construiu em torno de si uma aura de simpatia e confiança entre os brasileiros.
Segundo seu adversário José Sarney, Juscelino foi o melhor presidente que o Brasil já teve, por sua habilidade política, por suas realizações e pelo seu respeito às instituições democráticas.



Vista aérea do JK




Aproximadamente 10 mil pessoas presenciaram  a inauguração do JK como é conhecido o estádio, a homenagem ao ex-presidente Juscelino Kubitschek falecido em 22 de agosto de 1976, esta homenagem a foi a 1ª ao falecido presidente, Manhuaçu completava 99 anos de emancipação político-administrativa. A obra era popularmente  chamada  de  "Getulião" em referencia a Getúlio Vargas prefeito da cidade naquele ano, a sugestão do nome foi dado por Lício de Assis vereador local.

O jornal Tribuna do Leste deu ampla cobertura ao evento que teve padre  José Martins da Silva abrindo a solenidade abençoando os presentes nesta data histórica. Para todos os envolvidos foi inesquecível e a Tiva está pra sempre na história de Manhuaçu por inaugurar o JK estádio oficial do município.


JK visto de dentro
Estádio JK  a torcida não perde nada fica quase dento do gramado


A parte que possui cabines de rádio é totalmente coberta



Alguns destes jogadores estiveram na partida histórica de 76


mais uma panorâmica do JK


    Menu do blog


4 comentários:

  1. Texto muito bom! Sou de Manhuaçu-MG e não conhecia os detalhes dessa história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Emanuel, sempre bom levar novas informações aos leitores! abraço

      Excluir
  2. Alguem tem a foto dos jogadores que abriu a inauguração do estadio jk em 1976? Meu pai é op Sergio Rocha, diz ele que fez o primeiro gol no estadio, antes da abertura do jogo entre Atlético e o time do ES. Eu precisava tbm da foto do time misto do ipiranga que perdeu pro Atlético por 3 x 0.. meu pai jogou pro Ipiranga.. meados das decadas de 80. Meu zap é 33 98435-2968

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, por parte do nosso site não temos, torcer para alguém de Nanuque ver e ter algo.

      Excluir