Translate

10 de fevereiro de 2012

Título de 1994 show da Desportiva Ferroviária e show de Mário Matador


Tiva na capa de mais uma Revista Placar

O ano de 1994 foi inesquecível para todos nós que o vivemos o tetra campeonato mundial do Brasil frente a Itália com o comando de Romário, Bebeto, Taffarael e Cia, mas não foi só alegria, teve também a triste  morte do nosso grande ídolo Ayrton Senna naquele fatídico 1º de Maio. Para os torcedores da  Desportiva Ferroviária foi um ano inesquecível, pois venceu mais um estadual e de forma antecipada, aquela equipe que contava com Arnaldo Traspadini no banco de reservas comandando a equipe e um elenco muito forte que contava com nomes como Silvério, Morelato, Agnaldo, Dirley, Alex Santana, Jean Carlos e Mário Matador.
Mário Matador 
A torcida percebeu logo de cara que as coisas seria ótimas nesse estadual, na estréia vitória por 1x0 frente ao Rio branco Mário Matador marco quase no fim da partida o gol do triunfo grená, essa partida foi uma das 4 vitórias seguidas da equipe  no certame...
3x1 no Estrela (fora)
1x0 Comercial de Alegre (em casa)
2x0 Colatina (em casa)
Após ser derrotada pelo São Mateus dentro de casa, uma derrota surpreendente  a Desportiva ficou 14 partidas sem derrotas, saindo vitoriosa em 8 das 14 partidas, nesse estadual muitas defesas sofreram com o ataque grená, Castelo, Rio branco de Venda Nova e Aracruz levaram de 3x0, no 4x1 no Alfredo Chaves com  direito a Mário Matador dando show marcando os 4 gols na partida, ainda teve os 4x0 no Rio Pardo. Também vencemos outro grande clássico 2x0 no Vitória na penúltima rodada do turno.



O domínio grená não ficou só contra equipes do estado, no início do segundo turno um amistoso contra o Flamengo/RJ , que contava no seu elenco com Sávio jogador  prata da casa revelado nas categorias de base da Desportiva, mas Sávio teve que assistir o meia grená  Alex Santana se destacar juntamente com Mário Matador que aos 12 minutos de jogo abriu o placar, aos 15 Alex Santana marcou o segundo gol da Tiva na partida, aos 25 da etapa complementar Charles descontou mas não foi o bastante pra evitar o triunfo grená por 2x1 que sobrou na partida.










Voltando ao estadual no returno seguíamos embalados, 4 vitórias e 1 empate nas primeiras 5 partidas
2x0 Estrela em casa...
1x0 no Colatina fora...
2x0 Veneciano em casa...
1x0 São Mateus fora.
Após 15 partidas, 14 pelo estadual e um amistoso voltamos a perder novamente, 2x1 fora de casa para o Castelo, esta foi nossa ultima derrota neste estadual. 
Na rodada seguinte a  única equipe que  na teoria poderia impedir nosso título de forma antecipada, o Linhares que na época inclusive era semi-finalista  da Copa do Brasil, um empate em 2x2 igual no 1º turno foi o placar final. 
A Desportiva outra vez engatilhava 3 vitórias seguidas, por 4 vezes a Tiva venceu 3 partidas ou mais na competição...
2x1 no Muniz Freire em casa...
2x1 no Rio branco de Venda Nova fora de casa...
3x0 no Aracruz em casa...
Nossa sequência de vitórias só foi quebrada no empate em 1x1 com o Alfredo Chaves. Nas rodadas seguintes 1x0 sobre o Rio Pardo no Engenheiro Araripe  e 2x0 no Vitória no Salvador Costa deixavam Tiva e Linhares brigando cabeça a cabeça pelo título do returno, no nosso caso já valia o título estadual...

A locomotiva chegava com dois pontos a mais que o Linhares porém com uma partida a mais, enquanto a Desportiva pegaria o Rio branco  clássico no Kleber Andrade e o Linhares enfrentaria o Alfredo Chaves (fora)  e Rio Pardo(em Casa).
 As duas partidas do dia 3 de Agosto foram praticamente no mesmo horário, lembrando que em 94 as vitórias valiam 2 pontos e não 3, portanto o time do interior poderia ser campeão de returno vencendo uma partida e empatando a outra, a partida entre Desportiva e Rio branco se arrastava em um 0x0, enquanto  na outra partida o Linhares empatava em 1x1 com o  Alfredo Chaves, este resultado deixava o estadual em aberto, mas aos 45 do 2º tempo, pênalti para o Alfredo Chaves, Hiran do Linhares exímio pegador de penais, neste não pega, gol do Alfredo Chaves,e gol da Desportiva também pois esta derrota do Linhares somado ao nosso empate em 0x0 o título era nosso...Fim de papo e a Desportiva Ferroviária se sagrando mais uma vez campeã estadual! o rival do interior ainda levaria um sonoro 6x1 do Rio Pardo que com esse resultado ainda se livraria do rebaixamento para a segunda divisão. 

Esse estadual a Desportiva deu show do início ao fim foram 30 partidas, 18 vitórias 10 empates e duas derrotas, 47 gols marcados contra 17 sofridos saldo de 30 gols. Mário Matador com 17 gols foi nosso artilheiro.




Desportiva partida o título
  Eis a campanha vitoriosíssima de 1994...a locomotiva destruiu tudo que passou no seus trilhos.       
  Turno
Desportiva  1x0 Rio branco                27/fev
Estrela do Norte 1x3 Desportiva        06/mar
Desportiva  1x0 Comercia de Alegre 10/mar
Desportiva  2x0 Colatina                        13/mar
Veneciano 0x0 Desportiva                20/mar
Desportiva  0x3 São Mateus                27/mar
Linhares  EC 2x2 Desportiva                31/mar
Desportiva  3x0 Castelo                        03/abr
Muniz Freire 0x0 Desportiva                 10/abr
Desportiva  3x0 Rio branco de V. Nova 13/abr
Aracruz 0x0 Desportiva                          17/abr
Desportiva  4x1 Alfredo Chaves           21/abr
Rio Pardo 0x4 Desportiva                  24/abr
Desportiva  2x0 Vitória/ES                  01/mai
Mariano 0x0 Desportiva                          08/mai

Returno
Desportiva  2x0 Estrela do Norte         15/mai
Comercial de Alegre 1x1 Desportiva 22/mai
Colatina 0x1 Desportiva                         29/mai
Desportiva  2x0 Veneciano                 02/jun
São Mateus 0x1 Desportiva                 05/jun
Castelo 2x1 Desportiva                         19/jun
Desportiva  2x2 Linhares EC                 23/jun
Desportiva  2x1 Muniz Freire                 26/jun
Rio branco de V. Nova 1X2 Desportiva 03/jul
Desportiva 3x0 Aracruz                          08/jul
Alfredo Chaves 1x1 Desportiva          16/jul
Desportiva 1x0 Rio Pardo                  20/jul
Vitória 0x2 Desportiva                         24/jul
Desportiva  1x0 Mariano                  31/jul
Rio branco 0x0 Desportiva                    03/ago