Translate

21 de janeiro de 2012

Desportiva Campeonato Capixaba 1986, o campeonato das batalhas.

Esse estadual foi cheio de surpresas, momentos bons e ruins, batalhas campais e um Leão ferido mostrando que também pode ser um predador, esse Leão se chama Enéas ex- Portuguesa/SP.


O estadual contou com dois turnos e a fase final em formato de quadrangular, nesse estadual uma rivalidade com tempero apimentado nasceu, Desportiva x Guarapari, os jogos entre essas duas equipes estavam mais tensas que o maior clássico do estado, a equipe grená iniciou o primeiro turno de forma arrasadora com 5 vitórias e 2 empates nos primeiros 7 jogos vencendo o turno e já se garantindo no quadrangular final, e não se dando por satisfeita contratou um jogador de renome nacional, Enéas  ex- Portuguesa  onde até hoje é um dos maiores ídolos da torcida lusa, além de passagem por Palmeiras e até seleção brasileira. Com 30 anos Enéas estreou podemos dizer no lugar errado na hora errada, 23 de Abril estádio Davino Mattos, Guarapari  e Desportiva disputavam o título do returno, e uma vitória grená encerraria ali o estadual  quando perto dos 20 minutos uma confusão generalizada entre os jogadores de ambas as equipes, a arbitragem foi conivente e não puni ninguém, ao fim da partida vitória dos donos da casa por 1x0 título deles do returno a torcida invade o campo para comemorar mas no meio disso arremessa paus e pedras na torcida grená, teve muro caindo, policial sacando arma, ônibus apedrejado, torcedor ferido, polícia escoltando torcedores para fora da cidade, um tumulto total, uma verdadeira batalha na estréia de Enéas no estado.


gol da Tiva no Guarapari 2x2  Desportiva no Davino Mattos
Quadrangular final
Em Cachoeiro de Itapemirim a Desportiva estreava na fase final, e foi muito tensa a estréia,  jogador sendo agredido por torcedor, inclusive Jacimar levou pedradas, sim pedradas pois foi mais de uma, sem contar latas garrafas e frutas arremessadas durante a partida, mas com tudo isso a Tiva deu a resposta dentro de campo  a vitória veio e foi com dois gols de Enéas vitória por 2x1.

Menos de 10 dias depois a Desportiva mais uma vez voltaria a enfrentar o Guarapari,  mas desta vez no Araripe tudo ocorreu na paz, mesmo a Tiva não vencendo a partida, o placar um 0x0 com a Desportiva sempre melhor em campo. 

O clássico com o Rio branco seria a primeira partida de Enéas na capital,  do lado rival o presidente deles afirmando durante a semana que Enéas estava bichado e não causava preocupação a eles, pois bem o Enéas bichado aos 45 da primeira etapa de cabeça marcou 1 x 0 no placar, aos 23 após se livrar da marcação adversária e sair em velocidade marcou o segundo dele no jogo e não terminou por ai, aos 29 mais uma vez ele, Enéas marcou seu 3º gol na partida calando de vez a boca dos críticos e principalmente de  Edson Bourguingnon presidente do time goleado em questão, lembrando que neste estadual Desportiva e Rio branco jogaram 4 vezes e nas quatro a Tiva saiu triunfante , vitórias por 2x1, 1x0, 3x0 e 2x1 novamente, freguesia total.

Na rodada seguinte vitória de 2x0 no Estrela deixava Desportiva com a mão na taça, pois caso derrotasse o Guarapari seria campeã antecipada. Porém o que se viu  no estádio Davino Mattos foi derrota por 1x0, e teve um agravante nesta partida a torcida da Desportiva "retribuiu" o que havia acontecido com eles por lá, depredando 8 ônibus dos rivais com paralelipípedos além de uma batalha campal cheia de paus e pedras sendo arremessados uns contra os outros em torno do estádio. 



Desportiva em uma das partidas do quadrangular final
Agora a Desportiva e Guarapari chegavam com 8 pontos cada, lembrando que os dois entraram com 1 ponto de bonificação devido ao título do turno. Para se sagrar campeã a Desportiva teria que passar pelo Rio branco dentro do Kleber Andrade ainda casa do rival, pois seu saldo de gols era muito superior ao do Guarapari 6x2, um empate ou derrota significaria a perda do título caso o Guarapari derrotasse o Estrela em Cachoeiro, mas isso parecia não assustar nem assombrar os guerreiros grenás que já haviam passado por muitas batalhas e provações neste estadual litigioso.






Revista Placar escalações da partida do título



Logo aos 10 Edmílson marca o gol inaugural desta partida, com o 1x0 o título se tornaria grená mais uma vez aos 36 minutos ainda da primeira  etapa no rebote e um  pênalti Enéas mais uma vez marca contra o rival,

4 gols em 2 jogos,  o rival ainda faria seu golzinho com China, que viraria um dos melhores laterais de nossa história nos anos 90, aos 37 da segunda etapa mas era tarde além de fazer sua parte vencendo, a Desportiva viu o Estrela derrotar o Guarapari por 1x0....
FESTA...Éééééééééééé campeããããooo...Desportiva Ferroviária leva o título de 1986!!!


Campanha
Campeonato Capixaba 1986
Turno
Estrela do Norte 1x1 Desportiva  16/fev
Desportiva  2x0 Ibiraçu 22/fev
Desportiva  1x0 Guarapari 26/fev
Ordem e Progresso 1x3 Desportiva  02/mar
Desportiva  3x0 Colatina 09/mar
Desportiva  0x0 Vitória/ES 13/mar
Rio branco 1x2 Desportiva  16/mar
Returno
Ibiraçu 1x1 Desportiva  23/mar
Desportiva  1x1 Estrela do Norte 30/mar
Desportiva  4x0 Ordem e Progresso 02/abr
Guarapari 2x2 Desportiva  06/abr
Colatina 0x1 Desportiva  09/abr
Desportiva  2x0 Vitória/ES 13/abr
Desportiva  1x0 rio branco 20/abr
Decisão do returno
Guarapari 1x0 Desportiva  23/abr
Quadrangular final
Estrela do Norte 1x2 Desportiva  24/abr
Desportiva  0x0 Guarapari 04/mai
Desportiva  3x0 rio branco 11/mai
Desportiva  2x0 Estrela do Norte 18/mai
Guarapari 1x0 Desportiva  20/mai
Rio branco 1x2 Desportiva  25/mai
Foram 21 jogos 13 vitória 6 empates 2 derrotas  33 gols pró  11 gols contra saldo de 22  a favor.
Elenco campeão de 1986


Enéas no amistoso Desportiva 1x0 Ponte Preta 


2 comentários:

  1. Não tem foto do time posado (com 11 titulares) do time de 1986 com Eneas presente? Quem sabe do time no jogo final. Só encontro a foto do poster da PLACAR com o elenco todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mande msg para nossa página no facebook que enviaremos a foto

      Excluir