Translate

30 de janeiro de 2012

Desportiva Campeonato Capixaba 1992 o título das coincidência.

Eram 3 anos sem vencer o estadual, muito tempo para a equipe mais vezes  campeã estadual desde sua fundação em 1963, então a diretoria montou um elenco de respeito, com muitos destaques como por exemplo China que vinha de passagens por Grêmio e Portuguesa, e Washington o centro avante matador nato tricampeão estadual e campeão brasileiro com o Fluminense, além de Andrade ex-Flamengo, uma equipe forte com a mescla de jogadores rodados com promessas, jovens da base entre eles Jorcey vindo emprestado pelo Flamengo, e as revelações da nossa base como Morelato e Silvério.
Aquele estadual contava com exatamente 20 equipes, delas 17 eram do interior do estado, Desportiva Vitória e Rio Branco eram as equipes que defenderia a capital contra o interior, as equipes foram divididas em 2 grupos com 10 se enfrentando em jogos de ida e volta dentro de seus grupos. Lembrando que a Desportiva era um clube Série A pois no início do ano conquistou inédtito acesso para 1ª divisão do Campeonato Brasileiro de 1993. 
Este estadual foi repleto de coincidência foi nosso Tridecacampeonato, ou seja o 13º estadual que veio no dia 13 para 13 mil expectadores.


matéria Revista Placar título de 92

Nossa estréia foi diante do Vitória em Bento Ferreira na casa do rival, triunfo  por 2x0, após essa partida a Tiva ficaria 4 partidas sem levar gol vencendo 3 das 4 , sua primeira partida em que levou gol veio uma derrota por 1x0 para o Rio Branco mas isso não afetou a equipe que venceu as outras 5 partidas seguintes 3 pelo turno...
2x1 Ibiraçu fora de casa...
2x1 no São Mateus no Araripe...
3x2 no Veneciano em Nova Venécia...

Returno
No returno começamos com  uma goleada histórica, por 5x0 no Vitória em casa, por obra do acaso em 2013 também goleamos o Vitória por 5x0 e fomos campeões...
 O 1x0 no Santos em Barra de São Francisco confirmou nossa quina de vitórias. Seguindo o returno empate em 1x1 com o Colatina único da chave a não ser derrotado pela Tiva neste estadual.
Duas rodadas depois veio o confronto contra a única equipe que havia nos derrotado, porém veio o troco em cima do Rio Branco, a vitória por 2x0 encaminhando a classificação.
A Tiva já classificada voltou a derrotar o Ibiraçu por 2x1 em casa, empatou em 0x0 com o São Mateus fora de casa e perdeu sua única partida em casa, já classificada pensando no mata mata  derrotada por 2x1 pelo Veneciano.


Quartas de finais

Fase de mata mata, campeonato começando do 0, o adversário desta fase foi Castelo. Na partida de ida em Castelo a Desportiva ficou no 0x0 aumentando ainda mais a vantagem podendo empatar em casa, a partida de volta foi um jogão e no fim do jogo de volta no Engenheiro Araripe uma vitória com o  resultado de 3x2 garantiu a equipe na semi final, China, Gérson e Washington marcaram os gols da vitória grená.

Semi finais 

O adversário é o Alfredo Chaves mais um vindo da outra chave, essa adversário foi o que ofereceu menos resistência para a equipe grená, na partida de ida na casa do adversário vitória por 1x0 deixando nossa vaga na final cada vez mais perto. No Araripe um baile, vitória por 3x0 , gols de Andrade,Gérson e Welder. 


Final



Em Muqui a Tiva invadiu e se sentiu em casa
Tiva vencendo no estádio Municipal de Muqui
Chegada a hora da grande final e do outro lado o Comercial de Muqui, mais uma vez Desportiva v/s um time do interior como havia sido no ano de 91,  quando o Muniz Freire venceu o estadual, e como foi durante todos os anos 90,  no banco adversário estava nada menos que Marcos Magalhães o técnico da equipe do Muniz no estadual de 91, muita gente lembrava disso, e quando Marcão abriu o placar após cobrança de escanteio muito grená ficou preocupado, mas não por muito time afinal tínhamos um timaço em campo, e o empate veio da mesma forma que havíamos levado o gol, escanteio pelo lado esquerdo de ataque, Gerson cobra no 1º pau e encontra a cabeça de Welder, 1x1 aos 13 da segunda etapa. A virada veio novamente com Welder de cabeça, após passe de Washington de cabeça aos 39 minutos em cobrança de falta de Joãozinho  pouco antes do meio campo.A de ida em Muqui nossa Tiva venceu por 2x1, abrindo uma enorme vantagem para a partida que daria a taça de campeão estadual de 1992. 



Washington marca mais um gol no estadual de 1992
Na volta as coisas se tornaram mais tranquilas ainda quando aos 5 minutos China faz grande jogada após passe de Gerson dando um drible da vaca no adversário pela ponta e manda para Washington de cabeça anotar o primeiro, Washington matador nato deixa seu na grande final, ainda na 1ª etapa Welder marcaria o seu 3º gol na final, 2x0 Tiva em jogada de Washington aos 34 . Já no segundo tempo com o grito de campeão ecoando pelo Engº Araripe Edson Garcia marcaria o 3º aos 17 minutos, em contra ataque rápido em que China roubou a bola tocou para Welder que mandou para Washington e mostrou que não era fominha e na cara do gol tocou de lado para a Tiva fechar de vez o caixão, agora era só esperar o apito final! que nada , antes do apito final teve torcedor invadindo o campo, a partidas recomeçou mas pouco tempo depois foi encerrada!!! Desportiva Ferroviária campeão capixaba de 1992!!!
Andrade venceria seu 33º campeonato como jogador profissional e a Desportiva vencia seu 13º estadual em um dia 13 para 13 mil expectadores verem.
            
a invasão grená na festa do título




Campeonato Capixaba 1992
Turno
Vitória/ES 0x2 Desportiva                                       26/julho
Desportiva  1x0 Santos Barra de São Francisco 02/agosto
Colatina 0x0 Desportiva                                          08/agosto
Desportiva  1x0 Linhares  E.C                                 16/agosto
Desportiva  2x0 Aracruz                                           23/agosto
rio branco 1x0 Desportiva                                       26/agosto
Ibiraçu 1x2 Desportiva                                            30/agosto
Desportiva  2x1 São Mateus                                   06/setembro
Veneciano 2x3 Desportiva                                     09/setembro
Returno
Desportiva  5x0 Vitória/ES                                       13/setembro
Santos Barra de São Francisco 0x1 Desportiva   20/setembro
Desportiva  1x1 Colatina                                         27/setembro
Linhares E.C 2x0 Desportiva                                  04/outubro
Aracruz 0x1 Desportiva                                          11/outubro
Desportiva  2x0 rio branco                                       14/outubro
Desportiva  2x1 Ibiraçu                                            18/outubro
São Mateus 0x0 Desportiva                                    25/outubro
Desportiva  1x2 Veneciano                                      01/novembro
Quartas de final
Partida de ida
Castelo 0x0 Desportiva                                         08/novembro
Partida de volta
Desportiva  3x2 Castelo                                        15/novembro
Semi final
Partida de ida
Alfredo Chaves 0x1 Desportiva                            22/novembro
Partida de volta
Desportiva  3x0 Alfredo Chaves                            29/novembro
Final
Partida de ida
Comercial de Muqui 1x2 Desportiva                      06/dezembro
Partida de volta
Desportiva  3x0 Comercial de Muqui                   13/dezembro

Foram 17 vitórias, 4 empates e apenas 3 derrotas, marcando 38 gols sofrendo apenas 14 em 24 partidas disputadas. Washington   foi artilheiro do estadual acompanhado por Marcelo Cabeção(Linhares EC), Cássio(Muniz Freire), Sérgio Cogo(Vitória) e Valério (Alfredo Chaves todos com 9 gols

  
era comum esta cena, Desportiva na capa da Placar
                           
 Desportiva Ferroviária na final do estadual
de pé : Joãozinho, Luís Carlos, Claudinho, Morelato, Dedé, Renê, Jorcey, Alves e Jaime Almeida[Técnico]  agachados: Welder,Gerson,Evair,Washington,Andrade,Edson Garcia,China e Eusébio
   





  Nesta foto a cima  Em pé: Jorcey, Dedé, Joãozinho, China, Morelato e Alves,agachados: Welder, Gérson, Andrade, Washington e Edson Garcia

                        






O gols das duas partidas da  final de  1992


Esta postagem é principalmente uma homenagem a Washington que foi jogar no céu no dia 25 de maio de 2014 devido a  esclerose lateral amiotrófica




Nenhum comentário:

Postar um comentário