Translate

20 de julho de 2011

Copa ES 2008...O título da Desportiva sobre o maior rival

Desportiva campeã Copa Espírito Santo  2008
Se  já  é bom ser campeão, imagina em cima do maior rival com estádio lotado relembrando os velhos tempos do futebol capixaba, foi assim em 2008 na Copa Espírito Santo, na final com a Tiva fazendo o rio branco engolir mais um vice e completar mas um ano na fila, eram 25 anos para ser mais preciso e de quebra devolver o vice de 1985, que tinha sido a ultima final entre as duas equipes terminando empatadas....
elenco após receber as honrarias do estado pelo título inédito


Campanha vitoriosa
O primeiro jogo veio um empate frente ao Gel da Serra por 2x2...Kieza marcou os dois gols grenás.
A primeira vitória não poderia ser melhor,  1x0 sobre o rio branco gol de Arpini . Na terceira rodada derrotamos   o Vila Velhense por 2x1, e igual foi na estréia, Kieza marcou novamente os dois gols da Tiva.
Na quarta rodada empate em 2x2 com o Serra Thiago Keller e Kieza marcaram os gols grenás, 
na 5ª partida vitória fora de casa contra o GEL laranjeiras na Estiva Thiago Keller e Felipe marcaram os gols da vitória...


Kieza e David barbarizaram nesta Copa ES

Em novo confronto diante do rio branco nova vitória dessa vez por 3x2, em uma partida muito nervosa,  David  duas vezes e Edmar Chazinho marcaram os gols da vitória grená...O placar poderia ser maior se não fossem perdidos dois pênaltis, Andrezinho pelo rival e David pela Desportiva...No aniversário do clássico a festa foi nossa mais uma vez, se no estadual o nosso rival havia nos derrotado duas vezes, devolvíamos na mesma moeda!


Um eletrizante 4x3 no Vila classificou a equipe para o mata mata da segunda fase, Edmar Chazinho aos 11 minutos abriu o placar para a Desportiva, que nas ultimas 4 partidas havia começado atrás do marcador. Aos 14 Vitinho empatou para o Vila, no  minuto seguinte viraria com Ronaldo, o Vila que buscava sua primeira vitória na competição,, chegou aos 3º graças a pane  geral na Desportiva,  Badinho foi o autor, torcedor  em menos de 20 minutos já via as redes balançando 4 vezes, pior para o torcedor grená que foi do céu ao inferno em pouco mais de 6 minutos, levando uma virada inacreditável.
A segunda etapa começou da mesma forma que a primeira, com as duas equipes jogando abertas, buscando o gol a qualquer custo, e aos 15 a Desportiva encontrou o seu com, quando o Vila menos esperava a Desportiva chegava ao empate com David aos 16 minutos. Ambas as equipes tiveram chance de gol, mas a partida chegava aos 44 do segundo tempo no 3x3, seria o placar final?  Não!!!
David da Desportiva dá números finais a partida ao marcar o seu 2º gol na partida, fim de papo Desportiva 4x3 Vila Velhense, a técnica grená falou mais forte que a vontade do time canela verde,
Com a vaga já garantida no  encerramento da primeira fase derrota para o Serra por 2x1 Kieza marcou o gol de desconto.
Desportiva 3x2 Linhares 

Quartas de final

Agora começaria o mata mata a Desportiva vinha muito bem até o  momento, mas mata mata não pode vacilar que o adversário aproveita, e nosso concorrente foi o Linhares...um empate no estádio do Conilon em 1x1 mais uma vez Kieza marcou o seu foi o placar da partida de ida...abaixo os gols da partida.



Na volta a Desportiva passou por uma verdadeira batalha, a partida foi muito equilibrada Paulinho Pimentel abriu o placar,  Kieza marcou 2x0, Émerson diminuiu e Paulinho Pimentel marcou mais um...Émerson em um pênalti no mínimo duvidoso diminuiu novamente mais não dava mais   para o Linhares, a Desportiva avança com o 3x2. vídeo a baixo.

Semi final

Novamente encontraríamos o GEL...Na ida na Estiva a Desportiva encaminhou 90%  da classificação para a final, vencendo por 3x0 Kieza duas vezes e David executaram o time serrano, e Kieza mostrando que é o pesadelo e carrasco dos times da Serra afinal já havia marcado dois no GEL e dois no Serra. Voltando a partida que vê o resultado acha que foi moleza para a equipe grená, porém as coisas foram muito complicadas, se não fosse a competência da equipe grená a partida terminaria com empate e até mesmo derrota, pois o GEL jogou  bem o que complicou para o lado deles foi expulsão de jogador na segunda etapa. Mauro Soares era o treinador da equipe serrana, Mauro que é ídolo grená dentro e fora de campo no vídeo os gols da goleada de 3x0 sobre o GEL.
Na partida de volta com grande vantagem foi só administrar o placar porém o GEL se despede vencendo por 2x1 David marcou o gol pela Desportiva que por ter uma vantagem enorme estrou mais tranquila em campo.



Final

O que todos esperavam desde 1985 finalmente aconteceria...Uma final entre os dois maiores rivais do estado Desportiva x rio branco! na partida de ida dia 9 de Novembro de 2008 o estádio ENGº Araripe estava lotado como nos velhos tempos, a partida foi como devia ser, tensa..nervosa, brigada.

Quem começou assustando foi Helder pelo lado do rival,  mas Valter estava lá para tranquilizar a sua torcida...em cobrança de falta Yomizio  assustou Valter, por precisar da vitória pois a Tiva jogava por dois resultados iguais eles foram pra cima...em chute de Roniclay Valter fez uma defesaça..Me lembro que da arquibancada dava a impressão de essa bola já estava  dentro do gol, mas foi fenomenal como Valter foi buscar aquela  bola...nossa primeira investida com perigo, foi com Felipe em bola cruzada na área que só faltou o pé para empurrar ela pra dentro...As coisas se complicaram quando Paulinho Pimentel que deveria ser um dos mais tranquilos em campo devido a experiência de futebol capixaba foi expulso após dar um carrinho por trás...
se não me engano uns 5 minutos depois da expulsão de Pimentel o rio branco fez o o que seria o gol de abertura do placar porem foi anulado corretamente por impedimento de Roniclay...Kieza do meio da rua quase abre o placar e o que parecia pouco provável aconteceu , David marcou após bola levantada na área marcando 1x0 com uma a menos lembro que eu subi no alambrado da divisória das antigas cadeiras de sócios e do nada veio um cara igual maluco e me abraçou gritando...Gooooooool....Goooooool. Poooooooooorra seus fdp...Chuuuuuupa rio branco...
A partida seguia com o rio branco investindo mais, até  por ter um a mais e estar perdendo, o azar deles que do nosso lado havia um Valter inspirado. Mas a vantagem numérica prevaleceu no fim e Helder empatou...no ultimo minuto por pouco a Tiva não marca o segundo, mas ficou assim 1x1 e na volta a Desportiva jogando  pelo empate para ser campeã...


Dia 16 de Novembro de 2008 seria o dia da decisão e de  quem levaria a Copa ES para casa, a Desportiva que vinha do título do capixaba série B 2007 e do estadual série A 2000, ou o rival sairia da fila de quase 25 anos sem vencer nada?
A partida foi muito nervosa, em alguns momentos violenta, os rio branquenses tentando cavar pênalti  a todo momento, procurando faltas na entrada da área, todo tipo de ação ardilosa para conturbar a partida, a toda hora tentavam fazer pressão no árbitro, que não era qualquer árbitro, era Wallace Valente, um dos melhores da história do futebol capixaba, esta que foi sua ultima partida como árbitro profissional, ele  que inclusive nos dava muita sorte, o aproveitamento da Desportiva em partidas apitadas por ele eram assustadoras, e tudo isso sem ele beneficiar a Tiva, prova disso foi que ele expulsou   Matheus, deixando o time da Tiva em desvantagem numérica mais uma vez porém , dessa vez não teve chances para eles, a Desportiva foi firme e se segurou até o apito final!!!
fim de partida Desportiva 0x0 rio branco...Foi invadir o gramado e comemorar...DESPORTIVA CAMPEÃ DA COPA ESPÍRITO SANTO 2008!!!
Uma recordação que não me esqueço foi quando o meu xará  Leandro, jogador do rival passou chorando e eu disse  "chora não cara é só mais um ano na fila"

Outra coisa inesquecível foi  nas arquibancadas  só se ouvia....1...2...3...4...5...6...7...8...9...10...11...12...13...14...15...16...17...18...19...20...21...23...24...25...parabéns pra você nessa data querida muitas felicidades mais um ano na fila....





matéria  sobre o título grená

A campanha da Desportiva Ferroviária na Copa Espírito Santo 2008


1º Turno
Desportiva  2x2 Gel 10ago
rio branco 0x1 Desportiva  17/ago
Desportiva  2x1 Vilavelhense 24/ago
Serra 2x2 Desportiva  30/ago
2º Turno
Gel 1x2 Desportiva  14/ago
Desportiva  3x2 rio branco 21/set
Vilavelhense 3x4 Desportiva  28/set
Desportiva  1x2 Serra 01/out
Quartas de final
Partida de ida
Linhares FC 1x1 Desportiva  15/out
Partida de volta
Desportiva  3x2 Linhares FC 19/out
Semi final
Partida de ida
Gel 0x3 Desportiva  26/out
Partida de volta
Desportiva  1x2 Gel  02/nov
Final
Partida de ida
rio branco 1x1 Desportiva  09/nov
Partida de volta
Desportiva  0x0 rio branco  16/nov





David Dener marca o dele e comemora na frente do adversário
David Dener, Kieza e Paulinho Pimentel formavam um trio de craques no ataque


Gilmar em ação, sempre foi um líder dentro de campo
atletas grenás deixando a primeira etapa no 0x0


Equipes perfiladas para o hino nacional na grande final

torcida grená em peso nas duas partidas da final




Faceblog



Menu Blog da Desportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário